
No ano passado e na atual edição do Campeonato Gaúcho, os confrontos entre Caxias e Grêmio têm se notabilizado por adiamentos, discordância na marcação de datas, títulos em jogo, maior número de vitórias pelo lado grená e prejuízos para o clube da Serra. Neste ano, os dois times ainda não se enfrentaram pelo Estadual, porque o duelo já teve duas trocas no seu dia de realização e em ambas devido ao calendário da equipe tricolor.
No último Gauchão, o Caxias venceu o primeiro turno contra o Grêmio, ao fazer 1 a 0 no Centenário, e levou a Taça Ewaldo Poeta. No entanto, na decisão do campeonato, o Tricolor foi campeão. Mesmo assim, em quatro confrontos pelo Estadual no ano passado, o Caxias foi superior e venceu três vezes. O Grêmio somente uma. Aliás, essa decisão do Gauchão gerou discórdia pelo lado grená na data de realização naquela oportunidade.
A equipe treinada pelo técnico Rafael Lacerda não classificou para o segundo turno no Gauchão passado. O último jogo foi contra o Ypiranga, 0 a 0, no dia 29 de julho. A direção e a comissão técnica do Caxias esperavam que o primeiro jogo da decisão do Campeonato Gaúcho acontecesse no fim de semana dos dias 8 ou 9 de agosto. Porém, o Grêmio tinha jogo marcado pela estreia no Brasileirão no dia 9, contra o Fluminense, na Arena. A CBF não aceitou trocar a data.
Com isso, as finais do Gauchão ficaram somente para 26 e 30 de agosto, algo que foi lamentado pela direção grená na época. Foram quase 30 dias sem uma partida oficial até o primeiro duelo da final, gerando um prejuízo técnico à equipe grená. Essa troca também fez o Caxias perder um atleta importante, o atacante Tilica, que era titular, e foi para o futebol grego, no Asteras Tripolis.
Por fim, neste Gauchão, o jogo entre Caxias e Grêmio, válido pela primeira rodada, ainda não aconteceu. A data original seria em 27 ou 28 de fevereiro. Entretanto, o Grêmio estava envolvido na final da Copa do Brasil contra o Palmeiras e jogou a partida de ida no dia 28.
Agora, os dois se enfrentariam no próximo sábado (10), no Estádio Centenário, pela rodada atrasada, mas a mudança do confronto entre Independiente Del Valle e Grêmio, válido pela terceira fase da Libertadores, definiu nova troca. Esse novo adiamento, preocupa o Caxias pela questão de projeção de classificação.
— Novamente, estamos nesta berlinda que não nos beneficia em nada. Só nos atrapalha na organização dos nossos jogos. Não tem como mensurar o prejuízo. A competição está muito justa. Essa rodada atrasada não nos beneficia em nada. No nosso planejamento, as rodadas têm que sair o mais breve possível para a gente projetar a pontuação e buscar a classificação — afirmou Paulo Cesar Santos, presidente do Caxias.