O Caxias não conseguiu a classificação à semifinal do returno do Campeonato Gaúcho. Após a retomada do Estadual, há uma semana, o Caxias não mostrou o futebol que vinha apresentando antes da parada por conta da pandemia do coronavírus. Em três jogos, uma derrota, uma vitória e, na tarde desta quarta-feira (29), a equipe grená encarou o Ypiranga no Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves e não saiu do 0 a 0.
Como o Esportivo venceu o Juventude, o time do técnico Lacerda se despediu da Taça Francisco Novelletto Neto sem realmente fazer por merecer uma classificação pelo que apresentou nas três partidas que concluíram o returno.
Agora, o Caxias aguarda pelo campeão da Taça Francisco Novelletto Neto para que haja a finalíssima do Gauchão 2020, em data que ainda é difícil programar por conta do início dos campeonatos nacionais.
O primeiro tempo no Estádio Montanha dos Vinhedos foi de uma qualidade técnica baixíssima das duas equipes. Além da dificuldade encontrada na troca de passes, com o gramado castigado pela sequência de jogos e as mudanças climáticas da Serra, Caxias e Ypiranga abusaram nos erros de passes e em dificultar o próprio jogo.
Enquanto Lacerda, na véspera do jogo, imaginava uma partida aberta em Bento Gonçalves, o que se viu foi um jogo truncado e de pouquíssima criatividade. Enquanto o Ypiranga foi quem mais teve a posse de bola - o que não significou muito dentro da realidade do confronto -, foi do Caxias a primeira chance.
Aos 19 minutos, Vinícius Baiano recebeu pela esquerda após o Caxias conseguir uma mínima troca de passes. O meia ajeitou e chutou cruzado, mas a bola foi pela linha de fundo, batendo pelo lado de fora da rede do lado direito de Deivity.
Aos 25, Zotti, que era o diferencial nas tentativas do Ypiranga, cobrou falta para o meio da área, mas a defesa grená cortou. No rebote, Muriel, que havia marcado um golaço contra o Grêmio no fim de semana, arriscou de longe, mas a bola subiu e foi para a linha de fundo.
O apito final do primeiro tempo foi um alívio para quem acompanhou a péssima primeira etapa na Montanha dos Vinhedos.
No intervalo, Lacerda promoveu duas mudanças no sistema ofensivo, com as entradas de Bruninho e Juninho Potiguar. Porém, o cenário pouco mudou nos minutos iniciais em relação ao primeiro tempo.
A primeira chegada grená ocorreu aos 13 minutos. Tilica recebeu na entrada da área e arriscou, mas Deivity, sem muita dificuldade, defendeu.
Aos 26, O Ypiranga quase abriu o marcador. Zotti fez cobrança de falta com força de longe e Marcelo Pitol espalmou para a linha de fundo. Três minutos depois, o Caxias fez o gol, mas foi anulado. Tontini aparou cruzamento de Ivan e empurrou para as redes, mas o auxiliar anotou impedimento do meia grená.
Depois disso, com a virada do Esportivo no Alfredo Jaconi sobre o Juventude, o time grená até tentou, mas faltou inspiração e qualidade para sair do 0 a 0. Fica o aguardo pela grande final do Gauchão e, pela volta do futebol grená que tanto encantou no primeiro turno.
Ficha técnica
Ypiranga 0x0 Caxias - Quarta-feira (29/7/2020)
Local: Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves
CAXIAS: Marcelo Pitol, Ivan, Laercio, Thiago Salles e Bruno Ré (Eduardo Diniz, 30'2°); Juliano e Carlos Alberto (Yuri,22'/2°); Diogo Oliveira (Tontini, 17'/2°), Vinícius Baiano (Juninho Potiguar, intervalo) e Tilica; Da Silva (Bruninho, intervalo). Técnico: Lacerda
YPIRANGA: Deivity, Muriel, Saimon, Diogo Silva e Henrique Ávila; Tárik, Clayton (Pedrinho, 33/2°) e Zotti (Cristiano,33'/2°); Jean Silva (Fernandinho, 20'/2°), Leilson e Neto Pessoa. Técnico: Paulo Henrique Marques
Arbitragem: Vinícius Amaral, auxiliado por André Bitencourt e Mateus Olivério Rocha
Cartões amarelos: Tilica, Bruno Ré (C), Deivity (Y)