Dois ex-jogadores de Caxias e Juventude morreram vítimas da covid-19 nesta terça-feira (23). Ubirajara Veiga da Silva, o Birinha, 66 anos, volante que jogou no Grená em 1981 e Mauro Andrade Mendes, o Maurinho, 72, ponta esquerda que atuou no Verdão na década de 1970. Os dois clubes lamentaram as perdas em notas de pesar.
Birinha estava internado em um hospital em Maceió há três semanas. Ele foi entubado na semana passada e o quadro se agravou. Como atleta, natural de Porto Alegre, foi formado nas categorias de base do Inter e jogou no Caxias ao lado do técnico Tite, então volante na época. Depois de se aposentar dos gramados, virou treinador e ganhou reconhecimento nacional quando treinava o ASA de Arapiraca que eliminou o Palmeiras na Copa Brasil, em 2002. Fora do país, trabalhou no Peru, China, Tailândia, Itália e Uzbequistão.
Já Maurinho, morreu em Porto Alegre. Natural de São Gabriel, ele começou a carreira de atleta no Inter e depois foi para o Inter-SM. Na década de 1970, se transferiu para o Juventude. Após a aposentadoria dos gramados, trabalhou no ramo imobiliário na capital do Rio Grande do Sul.
Confira as notas de pesar
Caxias
"A S.E.R. Caxias lamenta profundamente o falecimento de Ubirajara Veiga da Silva, o Birinha, vítima da Covid-19. Ele foi atleta do clube em 1981, atuava como volante. Seu último trabalho foi o FC Kariya, do futebol japonês. Nossos sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos por esta perda irreparável".
Juventude
"Foi com extremo pesar que o Esporte Clube Juventude recebeu a notícia do falecimento de seu ex-atleta Mauro Andrade Mendes, o Maurinho, 72 anos, vítima da Covid-19, em Porto Alegre.
Natural de São Gabriel, Maurinho iniciou a carreira de atleta no Internacional, de onde foi para o Inter de Santa Maria. Na década de 70, se transferiu para o Juventude, firmando-se como um dos principais pontas esquerdas da década, despertando o carinho e a admiração da torcida, algo que gerou especial relação entre o atleta e o Verdão. Após a aposentadoria, dedicou-se à carreira no ramo imobiliário, em Porto Alegre. O Juventude, porém, seguiu guardado em um lugar especial de seu coração.
O Esporte Clube Juventude se solidariza com a dor dos familiares e amigos, lamentando esta perda e desejando força e energia neste momento difícil."