O que era para ser o jogo de sair da zona do rebaixamento do Gauchão, se tornou na partida de assumir a lanterna do Estadual. Na noite desta segunda-feira (29), a equipe de Bento Gonçalves sucumbiu ao Novo Hamburgo, no Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos e acabou derrotada por 2 a 1. Com o resultado, o time do técnico Rogério Zimmermann caiu para o último lugar na classificação, com apenas quatro pontos.
Na próxima quinta-feira (1°), o alviazul vai até a Zona Sul do Estado, onde encara o Pelotas, às 22h, no Estádio da Boca do Lobo. Será mais um confronto do Tivo contra um adversário direto da zona de rebaixamento — o Novo Hamburgo iniciou o confronto na lanterna, mas deixou o Z-2 após o triunfo.
O Esportivo precisava da vitória, mas não conseguiu levar perigo no começo do confronto. Pelo contrário. Aos 13 minutos, Claudinho fez jogada rápida pela esquerda, bateu cruzado e Matheus Lagoa apareceu na frente de Anderson para fazer o gol: 1 a 0 Noia.
Sem se encontrar em campo, o Esportivo escapou de ter um prejuízo ainda maior. Aos 25, a jogada do primeiro gol do time do Vale se inverteu. Contra-ataque em alta velocidade puxado por Matheus Lagoa foi parar no pé de Claudinho. O atacante anilado tocou na saída de Anderson, mas a bola passou à direita do gol.
No encerramento do primeiro tempo, aos 43, o goleiro alviazul salvou o que seria o segundo. Hélio Paraíba recebeu livre, cara a cara com o camisa 1 e chutou forte. Anderson defendeu com o ombro numa ação de reflexo.
Na rara chegada do time da Montanha ao ataque, William cruzou da esquerda e Daniel Cruz tentou de sola, mas a bola saiu à direita do gol de Nícolas. O intervalo foi um alívio para o Esportivo.
Na volta para o segundo tempo, Rogério Zimmermann fez três mudanças, com as entradas de Samuel Balbino, Warlei e Vini Martins. As alterações surtiram efeito rapidamente e aos cinco minutos da etapa complementar veio o empate. Após tentativa de bola alçada da esquerda, Itaqui ajeitou da direita e cruzou na medida para Warley fuzilar de cabeça: 1 a 1.
Apesar de tentar a virada, o Esportivo sofreu o segundo aos 22. A jogada de ataque do Novo Hamburgo parou no pé de Hélio Paraíba, após o zagueiro Igor perder uma trombada. O centroavante do Noia aproveitou a bobeira da defesa para tocar no canto esquerdo de Anderson e fazer o 2 a 1 para o time do Vale.
Sem poder de reação, o Esportivo ainda tentou no abafa. Por duas oportunidades, a bola ficou viva na área do Novo Hamburgo, após bate e rebate, mas ninguém para empurrar para as redes. A lanterna foi confirmada para o time de Bento Gonçalves após o apito final de Daniel Nobre Bins.