O Juventude vive o melhor momento na temporada 2021. São três jogos seguidos com vitória. Dois pelo Gauchão e um pela Copa do Brasil. Dessa vez, o time do técnico Marquinhos Santos derrotou o Grêmio e de virada. O resultado coloca o Verdão próximo da zona de classificação, mas mais do que isso demonstra, segundo o treinador alviverde, uma evolução gradual da equipe.
— Sabemos que enfrentamos um postulante ao título. Mesmo com um time de garotos, mas experimentados na equipe profissional e a experiência do Cortez. É um time que tem padrão, conjunto. É normal essa troca de posse e troca tática ainda mais em se tratando de Grêmio. A equipe vem evoluindo gradativamente. Nas derrotas iniciais, não estava tudo errado. Agora, não está tudo certo. A gente vai procurar melhorar, não só para o Gaúcho, mas para a temporada.
Para Marquinhos Santos, a oscilação entre um tempo e outro no mesmo jogo ainda é natural por se tratar de início de temporada. No entanto, a competitividade e força mental para reagir, contra o Grêmio, foram pontos positivos na vitória:
— Foi um primeiro tempo que não sofremos. Foi equilibrado. O resultado de primeiro tempo seria 0 a 0 pelo que as duas equipes apresentaram. Foi um jogo tático e de xadrez. Nós estávamos bem na partida, mas perdemos o primeiro tempo e falei para os atletas que o segundo tínhamos que ganhar. Com uma mudança de atitude mental, nós conseguimos. A equipe vem comprando a ideia e se dedicando. Eles entenderam a filosofia de jogo e vem crescendo a cada rodada.
Todo esse processo tem o seu tempo de amadurecimento. Nós sabíamos que a equipe iria evoluir.
O técnico ressaltou que o Juventude passa por mudanças, tanto no comando, como nas peças e principalmente nas ideias de jogo:
— Demorou por ser um processo, um novo comando, uma equipe reformulada, uma mudança de modelo de jogo. Todo esse processo tem o seu tempo de amadurecimento. Nós sabíamos que a equipe iria evoluir. É que no futebol brasileiro cobra-se muito imediatismo. Aos poucos a equipe vem evoluindo, mas ainda temos coisas a melhorar.
Por fim, Marquinhos Santos destacou os aspectos que o Juventude tem demonstrado evolução na temporada:
— Aspecto tático de modelo de jogo. Eu enxergo uma evolução dentro da proposta Conseguimos adiantar o time e marcar num bloco mais alto e fazendo jogo de transição também quando se fazia necessário baixar as linhas. A equipe vem entendendo e evoluindo mesmo com pouco tempo de treinamento.