O dia 29 de janeiro de 2021 estará sempre na memória e na história dos torcedores do Juventude. Foi o dia do retorno à Primeira Divisão nacional, 13 temporadas depois do rebaixamento. Para falar dessa conquista, o presidente Walter Dal Zotto Jr e o vice de futebol Osvaldo Pioner foram os convidados do programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra, nesta segunda-feira (1). Durante a atração local, eles falaram sobre a conquista e o futuro do clube.
Além disso, os dois foram surpreendidos com uma homenagem. O filho de Waltinho, Rafael Dal Zotto, 26 anos, e Lucas Pioner, 30, filho de Pioner, deram um depoimento representando as famílias e parabenizando os pais. Rafael lembrou de um áudio de 2019 encaminhado por ele ao programa Show dos Esportes e parabenizou os dirigentes.
A liderança do Pioner e do meu pai fizeram a diferença. A ficha ainda não caiu dessa conquista histórica.
RAFAEL DAL ZOTTO
filho do presidente do Juventude Walter Dal Zotto Jr
— Parabenizo o presidente e o Pioner pelo excelente trabalho. Eu sempre falei que esses dois são a dupla dinâmica, Bebeto e Romário da direção. Juntos lideram uma equipe muito vitoriosa. Eu lembrei do áudio que mandei para o programa em março de 2019, reencaminhei para o meu pai após o acesso. Eu falei lá no inicio dessa empreitada, na Série C, que quando o trabalho é feito com amor, dedicação, seriedade e comprometimento a gente torcia muito para que as coisas pudessem dar certo. O resultado não podia ser diferente pelo trabalho realizado pela direção, comissão e jogadores. Eles formaram um grupo de caráter e unido. A liderança do Pioner e do meu pai fizeram a diferença. A ficha ainda não caiu dessa conquista histórica — disse Rafael Dal Zotto, filho de Waltinho.
Já Lucas Pioner lembrou da época de infância quando tornou-se jaconero por influência do pai, que na época trabalhava nas categorias de base do Juventude. Além disso, demonstrou o apoio da família na decisão de Osvaldo Pioner retornar ao clube em 2018.
— Fiquei muito feliz em saber que encaminharia uma mensagem para vocês representando a família Pioner e um pedaço da torcida jaconera para falar um pouco dessa mistura de emoção que a gente vem vivendo. Sentimentos a flor da pele, porque evolve dois dos principais amores que um homem pode ter: o amor de pai para filho e o amor pelo Juventude. Clube que aprendi a amar desde pequeno, graças ao meu pai. Quando eu tinha sete anos, ele me buscava na escola e íamos para o estádio. Eu ficava no pátio falando com os jogadores e, às vezes, entrava no campo. Ia na sala da presidência, na época patrocinada pela Parmalat, tomava o suco. Eu vivi momentos de glória do Juventude e também vivi o terror das quedas de série. Tenho viva na memória a ida a Lajeado para ganhar a Copinha, se não nem teríamos vagas na Série D. Chegamos muito perto do fundo do poço — disse Lucas, que finalizou:
Esses caras são excelente pais, excelente homens, empresários de sucesso, homens de liderança, de caráter.
LUCAS PIONER
filho do vice Osvaldo Pioner
— Esses caras são excelentes pais, excelentes homens, empresários de sucesso, homens de liderança, de caráter. Juntando essas qualidades e muitas outras, não tem como não dar certo a dupla Waltinho e Pioner. Onde eles colocarem a mão, vai dar certo. Quando meu pai disse em 2018 que voltaria pro Juventude, eu avisei a família e amigos que a Série A é logo ali. É incrível a dedicação e o tempo que eles dão para o Juventude. É incrível, é exemplo.
Após as homenagens e a emoção enquanto ouviam atentamente o depoimento dos filhos, Pioner e Waltinho demonstraram orgulho das suas famílias e agradeceram o apoio durante esse período que estão no comando do clube e do futebol.
— A maturidade dessa gurizada nos dá muito orgulho. O Waltinho se emocionou e eu também. O Rafa e o Lucas entendem muito de futebol e dá para conversar com eles. O Rafa foi muito maduro em muitas situações e o Lucas se criou ali no meio. Ele pegou esse amor pelo Juventude. Todos os meus filhos, meus netos. Eu recebi uma faixa e eles dizendo que eu era o super-herói deles. Esses são os prêmios que a gente ganha — disse Pioner.
— É para essa geração que a gente trabalha. A gente aprende no dia a dia, com algumas manifestações passando muita experiência apesar da pouca idade. Sabemos que temos que curtir bastante esse momento que é passageiro. É gratificante pelo trabalho e dedicação de todos — finalizou Waltinho.
TORCEDORES
Ainda no programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra, os dirigentes também receberam uma homenagem com depoimentos de torcedores alviverdes felizes com o acesso à Série A.
— Eu gostaria de agradecer por esse momento inesquecível que foi vivenciar o retorno do clube à elite do futebol nacional. Para mim, que cresci dentro do Alfredo Jaconi, e tinha seis anos quando caímos em 2007, é uma sensação única que presenciei. Obrigado por recolocar o clube na sua grandeza — disse Mariana Nunes, 19 anos.
O trabalho da direção foi citado pelos torcedores como um dos principais motivos para a conquista do acesso. Todos foram gratos ao trabalho realizado pelo presidente e o vice de futebol.
Os últimos anos não foram fáceis para nós torcedores. Nós sabemos o que passamos e o que vivemos, mas a gente sempre acreditou.
ARTUR SONEGO
torcedor do Juventue
— Agradeço o trabalho do Waltinho e do Pioner. Não cabe em palavras esse sentimento dessa tão sonhada conquista. Os últimos anos não foram fáceis para nós torcedores. Nós sabemos o que passamos e o que vivemos, mas a gente sempre acreditou. Ver a euforia nos olhos de quem esteve no lado do Juventude na boa e na ruim, fez tudo isso valer a pena — festejou Arthur Sonego, 24 anos.
Também participaram com depoimentos, Vinicius Cardoso, 22 anos, e Bruna Zambiazi, 30, ambos torcedores do Juventude.
— Eu quero agradecer muito ao Waltinho e ao Pioner pelo trabalho incrível que eles fizeram esse ano e, claro, toda a equipe. Foi uma sensação maravilhosa retornar à primeira divisão — disse Vinicius Cardoso.
— Foi uma grande emoção para toda a torcida jaconera esse acesso. A noite de sexta-feira entrará para a história do clube e ficará guardada na memória de cada torcedor. Queria agradecer à direção por todo trabalho. Estamos muito feliz e vamos apoiar sempre — finalizou Bruna.
O vice-presidente de futebol Osvaldo Pioner agradeceu o depoimento dos torcedores e afirmou que não tem noção ainda do tamanho da conquista do acesso à Série A:
— Tem muitas Marianas, Arthur, Brunas e Vinicius. A nossa vinda de lá para cá, não dormimos e respondemos as manifestações. Eu respondi para todos. A gente não tem noção. Aquela passagem na rua, vendo as pessoas agradecendo, gente chorando. Essas mensagens que nos incentivam continuar.
Já o presidente Walter Dal Zotto Jr mostrou-se emocionado e feliz por colaborar com a renovação da torcida alviverde, através de conquista:
— A gente sempre se emociona quando ouvimos mensagens do torcedor. O principal legado que a Parmalat deixou para o Juventude foi a renovação de torcida. Esses jovens que estão torcendo hoje é reflexo daquela parceria. Isso foi fundamental. É importante que esse feito possa ter reflexo ao longo dos anos. O torcedor que resolver torcer agora será para sempre — Waltinho.
Ouça o programa na íntegra com a homenagem dos filhos e torcedores: