O Caxias fará às 16h deste sábado (6), o segundo jogo-treino da pré-temporada para o Gauchão 2021. Porém, o enfrentamento contra o Esportivo no Estádio Centenário não será só um teste. O Clássico da Polenta na fase de preparação das duas equipes traz um clima diferente para dar o ritmo que o Estadual deve apresentar.
— Acredito que esse do Esportivo seja o melhor dos amistosos. Não que o contra o Aimoré não vá ser bom. Mas esse tem a cara do Gauchão. É um clássico da região. São muitos jogadores e comissão técnica que trabalharam aqui, se conhecem. É bom que já tem esse clima de campeonato — avaliou o técnico Rafael Lacerda antes do confronto.
Além da proximidade física entre Caxias e Bento Gonçalves, o jogo traz outros reencontros. No comando do Esportivo, o técnico Luiz Carlos Winck é velho conhecido grená e de Lacerda. Isso faz com que não se tenha muitos mistérios na forma como cada time irá atuar.
— O Winck conhece muito o nosso trabalho, até por ser da região, o Zé Carlos, auxiliar, também. Eu conheço muito o trabalho do Winck, fui atleta dele e fiz estágio com ele aqui no Caxias — avaliou o comandante grená.
Para esse confronto, a equipe que começa o confronto será um padrão do que Lacerda terá como titular para o início do Gauchão. Algumas situações, no entanto, ainda não estão bem definidas. Com a possibilidade da chegada de reforços e a definição do futuro de alguns atletas.
O lateral-direito Ivan recebeu propostas de clubes do Campeonato Paulista e não tem sua continuidade no clube como certa. Até por isso, Argenta ganhará oportunidade na lateral direita. Na zaga, a dupla será formada por Thiago Sales e Guilherme Mattis, que está ganhando a titularidade no setor defensivo.
— Já é um esboço de uma equipe titular. É o que a gente vem vendo no momento. O que eu considero dessas quatro semanas de treino é o que vai iniciar contra o Esportivo. Não sei se é o time que vai iniciar o campeonato, temos dois amistosos para fazer mais testes dentro da equipe. Mas é um esboço, é o que a gente começa a trabalhar — afirmou Lacerda, que já tem pensado a forma como vai manter o time contra o Esportivo:
— Pretendemos dar um pouco mais de minutagem nesse amistoso. Mas 60 ou 70 minutos, no máximo. No terceiro amistoso, sim, próximo dos 90 minutos.
O provável Caxias terá Marcelo Pitol, Argenta, Guilherme Mattis, Thiago Sales e Eduardo Diniz; Juliano, Vidaletti e Carlos Alberto; Diogo Oliveira, Gustavo Ramos e Giovane Gomez.