A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta terça-feira (5), o calendário das competições nacionais para 2021. O Brasileirão Feminino A-2, que contará com a participação do Brasil-Fa, tem início previsto para dia 16 de maio. O encerramento deve ocorrer em 12 de setembro.
A disputa terá o mesmo formato da última temporada. Serão 36 times participantes, divididos em seis grupos. As equipes se enfrentam em turno único e os dois primeiros de cada grupo e os quatro melhores terceiros avançam à fase subsequente. Assim, as 16 equipes se enfrentam em mata-matas, em ida e volta, até a final. Quatro times conquistarão o acesso à elite do Brasileirão Feminino de 2022.
Segundo ano do Brasil-Fa
As gurias da Serra Gaúcha vão disputar a competição nacional pelo segundo ano consecutivo. Em 2020, o time rubro-verde fez sua estreia no Brasileirão A-2, sob o comando do técnico Luciano Almeida. Na primeira rodada, o Brasil-Fa derrotou o Chapecoense de virada, por 4 a 3. Depois, no entanto, a equipe tropeçou diante de Napoli, Athletico Paranaense, Fluminense e Toledo, e acabou eliminada ainda na primeira fase.
O treinador Guilherme Lange, que estava atuando como auxiliar técnico, assumiu a equipe na 4ª rodada da competição nacional e permaneceu à frente da equipe na disputa do Gauchão Feminino. No Estadual, as gurias conquistaram o bicampeonato do Interior, e, consequentemente, a vaga para a disputa da competição nacional.
Brasileirão A-2 em disputa
A competição nacional que iniciou em 2020 ainda não findou. As semifinais começarão a ser disputadas apenas em 10 de janeiro. Botafogo e Bahia se enfrentam em uma chave e Napoli-SC e Real Brasília disputarão a outra vaga para a grande final. As quatro equipes já estão garantidas na elite do Brasileirão Feminino em 2022.
Já no Brasileirão A-1, Iranduba-AM, Audax-SP, Ponte Preta e Vitória, que ficaram nas últimas colocações, disputarão a A-2 em 2021. O título ficou com o Corinthians.