O Juventude está perto de um feito histórico. O Verdão pode retornar à elite do futebol brasileiro 13 temporadas depois. Essa condição envolve uma mudança de patamar para o clube, cuidados nos bastidores e atenção com o adversário. Nesta sexta-feira (29), o rival será o Guarani, a partir das 21h30min, em Campinas, pela última rodada da Série B.
O presidente Walter Dal Zotto Jr. pode colocar seu nome na história com o segundo acesso consecutivo e, principalmente, recolocar o Ju na Primeira Divisão.
— Chegamos com tranquilidade. O que demora é o tempo para passar. Temos que controlar a ansiedade e aguardar esse momento que pode ser histórico para o Juventude — disse o presidente, que completou:
— Não tem como não ficar ansioso, independente do tempo que você tem de clube, porque é uma mudança de patamar bastante significativa. Nós estaremos numa situação diferente se confirmar o acesso. O Juventude entrando numa Primeira Divisão 13 anos depois, com as suas próprias forças, com parceria forte sim, mas que representa muito para o torcedor e a instituição.
O Juventude está hospedado num hotel há 10 km do centro de Campinas. O clube buscou um local tranquilo para a concentração da delegação. Além dos atletas do Ju, somente mais cinco pessoas estão no mesmo hotel. Praticamente um local exclusivo para os profissionais do Verdão.
— Apesar de não ser um confronto direto com o Guarani, nós tivemos o cuidado de pegar um hotel mais retirado para os jogadores terem mais tranquilidade. Aqui, normalmente são feitas convenções. Além da nossa delegação, tem somente cinco hospedes. Então é praticamente exclusivo para o clube. Isso dá tranquilidade para gente se concentrar — afirmou o presidente.
O Juventude sabe que o Guarani não tem mais chances de subir ou cair, mas poderá receber um incentivo financeiro de outros clubes envolvidos na briga pelo acesso.
— Com certeza. Independente do incentivo, a gente sabe que eles estão trabalhando para a Copa do Brasil, eles precisam do resultado. Sabemos que tem mala branca correndo e temos que entender, isso faz parte do futebol. Mas independente da mala, nosso objetivo é maior que esse. Temos confiança no grupo e na comissão — comentou Waltinho.
Se o adversário terá incentivo financeiro para derrotar o Ju, a equipe alviverde tem a sua premiação já definida com o elenco desde o início da Série B.
— Tu sentas com um grupo de atletas no início da competição, ajusta as premiações por partida e para o acesso. Então, isso foi definido lá no início da competição e não foi mais tocado neste assunto. Temos bastante confiança no caráter desses atletas e, principalmente, do que eles poderiam representar para o clube em termos de história. Alguns deles podem entrar com dois acessos consecutivos. Todos estão motivados — finalizou o presidente do Ju.