O Juventude entrou em campo dependendo apenas de si para continuar na terceira colocação e abrir vantagem em relação aos adversários. Uma vitória deixaria o Sampaio Corrêa — primeiro time fora do G-4 — a quatro pontos do time da Serra . No entanto, os comandados do técnico Pintado não conseguiram manter a invencibilidade — eram cinco jogos sem perder: duas vitórias e três empates — e foram derrotados pelo Vitória, nesta terça-feira (15), no Estádio Barradão, em Salvador. Os baianos triunfaram por 1 a 0, com gol do vice artilheiro da competição, Léo Ceará.
Mesmo com o tropeço, o time alviverde continua na zona de classificação, mas na 4ª colocação, com 46 pontos conquistados. Na próxima sexta-feira (18), o Juventude terá pela frente um confronto direto com o CSA, sexto com 45. A partida ocorre no Estádio Alfredo Jaconi, a partir das 18h e, para continuar com a ambição do acesso, é essencial que o Ju conquiste a vitória.
Sem assustar o goleiro adversário
O Juventude começou o jogo arriscando de longe, pois encontrava dificuldades para furar a defesa do Vitória. A primeira tentativa veio aos quatro minutos, quando Eltinho cruzou para a área e a bola sobrou para Igor finalizar forte, mas para fora. Na sequência, aos sete, o alviverde tentou com Capixaba, que tentou da intermediária, mas também não obteve sucesso.
Logo na sua primeira chegada com perigo à zona defensiva do Juventude, o time baiano teve mais sorte. Aos 17, Thiago Lopes puxou contra-ataque rápido. Chegando à área do time alviverde, o meia deu o passe para Léo Ceará chutar na saída de Marcelo Carné e abrir o placar: 1 a 0.
Na sequência, o Vitória tentou ampliar. Aos 21, Matheus Frizzo recebeu de Léo Ceará e arriscou de fora da área, mas parou no goleiro do Juventude. Os visitantes tentaram responder aos 22. Na grande área, Igor cruzou para Capixaba. A defesa do time baiano afastou e, no rebote, Renato Cajá ainda tentou o chute, mas mandou para fora, sem perigo.
O Juventude, mesmo com mais posse de bola, não conseguia ser ofensivo a ponto de assustar o Vitória. Durante a primeira etapa, o jovem goleiro Yuri, de 19 anos, apenas assistia a partida. Aos 39, Bambam até tentou dar trabalho ao defensor adversário, sem sucesso. O atacante chutou em direção ao gol, mas muito fraco, sem dificuldades para o goleiro da equipe baiana.
O Vitória, por outro lado, tinha menos posse de bola, administrava o placar favorável e aproveitava os contra-ataques e as falhas do Juventude para tentar ampliar o resultado. Aos 40, os mandantes quase obtiveram êxito. Vico recebeu lançamento na pequena área, porém, mesmo com Marcelo Carné já fora do lance, não conseguiu mandar para o fundo das redes. Na sequência, aos 44, nova chance desperdiçada por Vico. Em erro de Gustavo Bochecha, o atacante roubou a boa e partiu em direção ao gol. No entanto, na hora de finalizar, parou em grande defesa do goleiro do Juventude.
Sem gols na segunda etapa
Logo no início da segunda etapa, o Juventude, que teve Éverton e Gabriel Terra como novidades, foi mais ofensivo do que em todos os 45 minutos iniciais. Aos três, Igor finalizou forte, próximo à meia-lua, e exigiu boa defesa do goleiro Yuri. Na sequência, aos cinco, João Paulo arriscou de longe, tentando pegar o defensor adversário desprevenido. No entanto, a bola foi por cima.
O Vitória jogava recuado, dificultando que o Juventude chegasse ao ataque. E tinha sucesso no seu plano. Depois das duas chances, logo no início da segunda etapa, o time gaúcho mantinha a posse de bola, mas não conseguia chegar à área do adversário e finalizar.
Aos 31, o Juventude reclamou de um pênalti cometido por Wallace, em Everton. A arbitragem, no entanto, entendeu como simulação e mandou seguir o jogo. Na sequência, aos 35, o time da casa teve sua primeira chance de ampliar o placar, na segunda etapa. De novo no contra-ataque, Vico rolou para Rafael Carioca, dentro da área. Ele chutou em cima do goleiro do Juventude.
O Juventude ainda teve três chances de empatar, todas com Éverton. A primeira, aos 38, após escanteio cobrado por João Paulo, quando a bola foi desviada por Marciel e sobrou para o atacante, que não conseguiu empurrar para dentro do gol. Três minutos depois, em novo escanteio cobrando por João Paulo, Éverton cabeceou, mas a bola passou rente à trave. A última chance veio aos 46. Eltinho cruzou na área, a defesa afastou parcialmente e Éverton, livre, errou em bola e desperdiçou a grande chance do empate.
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro da Série B - 29ª rodada
Vitória 1x0 Juventude
Local: Estádio Barradão, em Salvador
Data: 15/12/2020
Vitória
Yuri; Van, Wallace, João Victor e Rafael Carioca; Romisson (Gerson Magrão, 44/2º), Matheus Frizzo, Eduardo (Marcelinho, 32/2º) e Thiago Lopes (Mateusinho, 32/2º); Vico (Ewandro, 44/2º) e Léo Ceará (Caicedo, 16/2º). Técnico: Mazola Junior.
Juventude
Marcelo Carné; Igor (Luis Ricardo, 32/2º), Wellington, Emerson e Eltinho; João Paulo e Gustavo Bochecha (Gabriel Terra, intervalo); Capixaba (Everton, intervalo), Renato Cajá e Matheuzinho (Neto, 24/2º); Bambam (Marciel, 32/2º). Técnico: Pintado.
Gol: Léo César, aos 17 minutos do primeiro tempo.
Árbitro: Alisson Sidnei Furtado, auxiliado por Fábio Pereira e Fernando Gomes da Silva. O trio é Tocantins.
Cartões amarelos: Yuri, Wallace (V), Igor (J)