Gabriel Aires Rebelatto, 19 anos, atacante do Juventude, é o quinto personagem da série "De olho na base". O jovem está na equipe sub-23 do Ju, que disputa o Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Ele foi titular na segunda partida, no empate em 0 a 0, contra o Vila Nova-GO. Natural de Bento Gonçalves, o jovem começou no futebol aos cinco anos, com o apoio do pai Vagner Rebelatto.
Leia Mais
De olho na base: conheça o centroavante Theylor, do Juventude
De olho na base: conheça o atacante Marcos Vinicios, do Juventude
— Comecei a jogar futebol através do meu pai, com cinco anos de idade. Ele me levou na primeira escolinha, que foi o São Bento Futsal. Comecei no futsal como a grande maioria dos jogadores — lembra Aires.
O atacante chegou ao Juventude aos 12 anos. Portanto, está no clube há sete. Mesmo com a distância pequena entre Bento Gonçalves, onde mora sua família, e Caxias do Sul, Aires afirma que o começo foi difícil para ele.
— Minha maior dificuldade no meio do futebol acho que é ficar longe da família. Sei que Bento Gonçalves para Caxias é meio perto, mas sempre fui muito ligado a eles, e isso complica bastante. Outra coisa que eu tive, que eu passei, que foi meio difícil, foi o começo. Comecei aqui no Juventude com 12 anos, e tinha que pegar ônibus para ir e para voltar, todos os dias. Isso foi meio difícil, depois fui me acostumando. Vim morar aqui em Caxias e estou até hoje aqui — comentou o atacante.
Com 12 anos, houve essa transição. Sair de casa, de perto da família, para buscar o sonho de se tornar jogador. Gabriel Aires participou de testes do Juventude em Bento Gonçalves e foi selecionado. A partir dali, começou a caminhada dele no clube alviverde.
— Cheguei no Juventude através de uma peneira, que eles fizeram lá em Bento. Na época, tinha 30 jogadores e eu fui o único que acabei passando. Na outra semana, a peneira foi num sábado e na segunda já me apresentei aqui no Juventude. Fiz um teste também aqui no Juventude, de uma semana, acabei de passando e é onde estou até agora — lembra Aires.
O atacante já tem um gol pela equipe profissional. Foi no Gauchão deste ano, em fevereiro, na derrota de 3 a 1 para o Pelotas. Agora, está envolvido em outro desafio. O Juventude já iniciou a campanha no Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Em duas rodadas, tem uma vitória e um empate. Aires foi titular no 0 a 0 com o Vila Nova-GO.
— Eu acho uma competição muito boa e uma grande oportunidade para mim e para todos os jogadores. É uma competição de nível nacional, muito forte. Nosso grupo está trabalhando bem e espero que a gente possa fazer uma grande competição. Se Deus quiser também, sair com o título — analisou o jogador.
Como todos os atletas, Gabriel Aires tem seus ídolos e suas inspirações. A figura que ele admira é um dos craques do futebol mundial. Cristiano Ronaldo. O português é citado pelo atacante, de 19 anos, como um ídolo.
— Meu grande ídolo é o Cristiano Ronaldo. Para mim, ele é um dos melhores jogadores de todos os tempos no futebol. Não só dentro de campo, fora de campo também ele é um exemplo para todos os jogadores e para nós que estamos iniciando a nossa carreira, ele também é muito importante — disse Aires, que encerrou falando sobre as suas características:
— Tenho uma boa finalização, sou habilidoso, tenho uma boa técnica e bastante presença na área. Acho que essas quatro são minhas principais características.
Ficha do atleta:
Nome: Gabriel Aires Rebelatto
Idade: 19 anos
Posição: Atacante
Características: Finalização, boa técnica e presença de área
Cidade natal: Bento Gonçalves
Chegou no Ju quando: com 12 anos
Ouça o especial do programa Show dos Esportes na Rádio Gaúcha Serra