O fim da invencibilidade do Caxias na Série D foi decretado pelo São Luiz, neste domingo (4), e dentro do Estádio Centenário. Num jogo onde a equipe grená teve pouca inspiração e ficou amarrada na marcação do Rubro, melhor para o rival do Noroeste gaúcho, que venceu por 2 a 1, com gols de Germano e Jhonatan. Campanholo descontou.
O grená segue líder, com nove pontos. No próximo sábado (10), o time de Rafael Lacerda encara o Joinville, em Santa Catarina.
O primeiro tempo teve muita transpiração e pouca inspiração de ambos os lados no Centenário. Não fosse o gol e uma bola no travessão da equipe de Ijuí, os primeiros 45 minutos teriam sido monótonos.
O Caxias teve a primeira chance com um minuto, Giovane Gomez cabeceou por cima. Aos sete, Bruno Ré também teve a chance pelo alto, mas desviou sem direção.
O primeiro bom ataque do jogo foi do São Luiz. Aos 12, após cruzamento de Jhonatan, a defesa grená não afastou e a bola chegou em Juba. Livre, ele concluiu para fora.
O time de Lacerda fez Rafael Robalo trabalhar a primeira vez com 23 minutos. E foi a única. Bruninho, pelo lado esquerdo, arriscou o chute cruzado, a bola desviou em Itaqui e o goleiro teve que ser ágil para espalmar para fora.
Num jogo de poucas chances, o Rubro foi letal no único contragolpe que achou. Aos 45, Carlos Alberto errou o passe no campo de ataque e o time grená estava aberto. Em três toques, Jhonatan foi lançado nas costas de Mailson e chegou antes de Eduardo Diniz na bola. O atacante do São Luiz cruzou rasteiro para Germano concluir para rede: 1 a 0 para o time de Ijuí.
Aos 47, o time de Picoli teve a chance de ampliar. Thiago Sales foi recuar a bola para Marcelo Pitol e deu o passe no pé de Juba. O atacante invadiu a área, tirou o goleiro grená e serviu o centroavante Índio. Com o gol aberto, ele chutou no travessão.
A resposta veio no lance seguinte e um gol perdido por Mailson. Eduardo Diniz fez o cruzamento da direita e o zagueiro apareceu livre na área. Ele deu uma casquinha na bola e ela foi pela linha de fundo. Um final um pouco mais vibrante, mas com vantagem dos visitantes.
O Caxias voltou diferente pro segundo tempo. Lacerda tirou Mailson e Bruno Ré, de atuações inoperantes, para colocar Rafael Goiano e Vinícius Baiano. A mudança levou Carlos Alberto para lateral e deixou o time ofensivo.
Aos cinco, a primeira finalização grená foi de Eduardo Diniz. Com liberdade na entrada da área pela esquerda, ele carimbou a defesa. Aos oito, Vinícius Baiano teve a chance na frente da área, mas chutou de primeira e por cima. Aos 10, Giovane Gomez recebeu na área e concluiu por cima. A equipe de Lacerda formou a primeira blitz.
Depois disso, a equipe do Noroeste gaúcho conseguiu arrefecer o ímpeto dos mandantes. Só aos 16, Bruninho invadiu a área e chutou para o meio da pequena área, onde Robalo conseguiu espalmar e afastar o perigo. Dois minutos depois, Diniz cruzou da esquerda e Giovane Gomez cabeceou perto da meta.
Quando o Caxias tanto pressionou, a zaga com Rafael Goiano e Thiago Sales bateu cabeça aos 30. Juba saiu na frente dos zagueiros, concluiu e Pitol salvou. No rebote, Jhonatan marcou: 2 a 0. Decretando o fim da invencibilidade grená.
O time de Lacerda até voltou para a partida. Aos 36, Marcelo Campanholo conseguiu driblar o zagueiro na frente da área e chutar forte de canhota. Robalo chegou a encostar na bola, mas ela entrou mesmo assim: 2 a 1.
Aos 37, quase o empate. O último ato de Diogo Oliveira no jogo obrigou o goleiro do São Luiz fazer uma boa defesa, após chute da entrada da área. Aos 40, Campanholo teve liberdade para cabecear e obrigar nova boa aparição do camisa 1 adversário.
Visivelmente cansado, o time do Caxias não conseguiu pressionar nos acréscimos e acabou derrotado dentro de casa. Fim de jogo, vitória do São Luiz, por 2 a 1.
FICHA TÉCNICA
Caxias 1x2 São Luiz
Série D - 4ª rodada
Estádio Centenário
CAXIAS: Marcelo Pitol; Eduardo Diniz, Mailson (Rafael Goiano, int), Thiago Sales e Bruno Ré (Vinícius Baiano, int); Juliano, Carlos Alberto e Diogo Oliveira (J. Potiguar, 38/2º); Bruninho, Giovane Gomez (M. Campanholo, 28/2º) e Claudinho (Matheuzinho, 22/2º). Técnico: Rafael Lacerda.
SÃO LUIZ: Rafael Robalo; Itaqui, Silvio (Júnior Alves, 15/2º), Jadson e Gabriel; Rafael Jataí, Paulinho, Germano (Kesley, 42/2º) e Jhonatan; Juba e Índio (Everton, 23/2º). Técnico: Antônio Picoli.
Gols: Germano (S), aos 45min, no primeiro Jhonatan (S), aos 30min, Marcelo Camapnholo (C), aos 36min, no segundo.
Árbitro: Roger Goulrt, auxiliado por Michael Stanislau e Luiza Reis.
Amarelos: Giovane Gomez (C); Silvio, Rafael Robalo, Gabriel, Jataí (S)