O dia 9 de setembro de 2019 está marcado na memória recente dos torcedores jaconeros. Naquele dia, há um ano, o Juventude conquistava o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Após o empate em 0 a 0 no Maranhão, a vitória por 4 a 0 diante do Imperatriz no Estádio Alfredo Jaconi confirmou o retorno à Segunda Divisão. O meia Renato Cajá marcou três gols e o centroavante Carlos Henrique fez um.
Leia Mais
Galeria de fotos: Confira imagens da partida que garantiu o acesso ao Juventude
Depois de show na arquibancada, a alegria Jaconera nas ruas com o acesso do Juventude
— Eu estava em casa (desempregado), sem ninguém. Quando o Ju veio e fez a proposta, me deixou muito feliz. Eu conseguir agarrar e aproveitar essa oportunidade. Tem que agradecer a todos — disse o meia Renato Cajá, após o jogo no ano passado.
O Juventude terminou a primeira fase da Série C com 28 pontos e na segunda colocação do Grupo B. O time alviverde perdeu a primeira posição na última rodada, quando foi derrotado para o Ypiranga, no Estádio Alfredo Jaconi, por 1 a 0. Por isso, o adversário nas quartas de final foi o Imperatriz-MA.
Até o acesso — sem contar a semifinal—, foram 20 jogos competição com oito vitórias, oito empates e quatro derrotas. Foram 24 gols marcados e 14 sofridos. Como mandante, foram dez jogos, seis vitórias, três empates e uma derrota. O time foi comandado na campanha pelo técnico Marquinhos Santos.
— Agradeço a oportunidade de estar aqui. Agradeço à minha família por estar aqui. Nós tínhamos a convicção de que poderíamos realizar um grande trabalho. Agradeço a todos da diretoria, porque nas derrotas todos apareciam. Todos vestiram a camisa. Todos tinham um sonho e hoje conseguimos — disse o treinador após o jogo.
Quer guardar para sempre a lembrança da noite do acesso? Clique aqui para fazer o download da capa dupla, com o jogador Renato Cajá, e aqui para baixar o pôster com a equipe completa.
Relembre as imagens da conquista e da festa
Ficha técnica:
Juventude 4 x 0 Imperatriz
Campeonato Brasileiro - Série C
Data: 9/9/2019
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (Fifa), auxiliado por Bruno Boschilia (Fifa) e Ivan Carlos Bohn.
Juventude
Marcelo Carné; Vidal, Genílson, Sidimar e Eltinho; João Paulo, Aprile e Renato Cajá (Rafael Bastos); John Lennon, Dalberto (Breno) e Carlos Henrique (Bruno Alves) Técnico: Marquinhos Santos
Imperatriz
Jean; Gabriel Paulino, Ramon, Renan Dutra e Renan Luís; Do Santos, Xaves e Gabriel Caju (Marquinho Bala); Vitor Xavier, Lucas Campos e Manoel Cristiano (Gustavo Cebolinha)
Técnico: Paulinho Kobayashi
Gols: Renato Cajá (três vezes) e Carlos Henrique
Relembre os gols na Rádio Gaúcha Serra: