A liberação do retorno dos treinamentos coletivos dos clubes que disputam o Gauchão deve ser efetivada nesta segunda-feira (13). Porém, os times de Caxias do Sul ainda não devem iniciar os trabalhos com grupo completo nesta data.
Uma das situações que interfere nesta espera de Caxias e Juventude, é legal. Como o prefeito Flávio Cassina (PTB) ainda não decretou que os treinamentos coletivos estão liberados, essas atividades poderão ser consideradas irregulares.
A espera de Cassina é por uma oficialização em decreto do governador Eduardo Leite (PSDB), após anúncio verbal da liberação na semana passada.
Outro ponto que interfere é a forma diferente que a dupla Ca-Ju se prepara para a retomada.
Grená só volta na terça
A programação de retorno aos treinamentos coletivos no Estádio Centenário só ocorrerá a partir de terça-feira (14). Nesta segunda, jogadores, comissão técnica e funcionários realizam mais uma bateria de testes para a covid-19. Antes, pela manhã, os atletas seguem a rotina de treinos físicos com grupos separados.
Se houver o resultado de todos testes até terça, o técnico Rafael Lacerda pode reiniciar as atividades táticas coletivamente.
— Têm muitos trabalhos que nem contato precisa. Atividades táticas, de balanço de linhas. Mas o principal é relembrar o pessoal algumas questões mais próximas do jogo — afirma o diretor de futebol grená, Ademir Bertoglio, mostrando compreensão à espera de Cassina:
— Voltar a treinar sem autorização não dá. Por mais que o governador tenha liberado, tem que estar no decreto.
Deixaram o grupo grená o zagueiro Venício e o centroavante João Paulo, ambos reservas, o que não muda a fotografia do Caxias de antes da parada.
Papo define a semana
A volta do Juventude aos treinos coletivos não está totalmente definida. Uma reunião do departamento de futebol e da comissão técnica, no início da tarde, dará o norte alviverde para as atividades com todo o grupo junto.
Diferente do Caxias, o Juventude mudou várias peças no grupo, incluindo o técnico, com a chegada de Pintado.
Por isso, esses treinamentos coletivos serão tão importantes no Estádio Alfredo Jaconi.
— Vamos definir a programação e já marcar um dia da semana para fazermos um coletivo. Se acontecer algo na segunda, será técnico ou de campo reduzido ou outra coisa assim. Soltando aos poucos também. Não dá para, como todo esse tempo de parada, forçar muito — afirma o vice de futebol alviverde, Osvaldo Pioner.
O grupo alviverde deve realizar nova bateria de testes para a covid-19 até o final desta semana.
Em Bento Gonçalves, o Esportivo também aguarda pela decretação da liberação para retomar as atividades coletivas. Caso isso ocorra ainda nesta segunda-feira, o técnico Carlos Moraes deve fazer o primeiro treino com todo grupo.