O sentimento de consternação tomou conta dos profissionais do esporte nesta terça-feira (25), em Caxias do Sul. Isso se deu pela morte do professor Paulo Eugênio Gedoz de Carvalho, 66 anos. Com mais de 30 anos dedicados ao esporte e lazer, ele foi vítima de um infarto.
O atual coordenador da Vila Esportiva da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Carlos Bonone, iniciou a relação com Carvalho nos anos 2000. À época, Bonone foi contratado para integrar o corpo docente da UCS, por Carvalho. A partir de então, ambos trabalharam juntos por cerca de 16 anos:
— O Paulo sempre foi uma pessoa muito controversa. Ele batalhava muito pelas coisas que acreditava, que ele entendia serem corretas. E acho que essa palavra ele usava muito comigo e com as pessoas mais próximas: correção. De fazer as coisas honestas, sempre tudo olho no olho, com muita franqueza e honestidade — disse Bonone, que ainda falou da importância de Carvalho para o esporte:
— Ele é um grande contribuidor do esporte na cidade, pela passagem dele pelo curso de educação física, a quantidade de alunos que formou. Além disso, também foi diretor da área da vida, coordenava todo esse setor e sempre nesse caminho, do "certo é certo, errado é errado". É uma perda muito grande — expõe Bonone.
O professor Ricardo Rech foi colega de Carvalho por cerca de cinco anos. Além disso, também foi aluno de Carvalho durante a graduação:
— A gente tinha um relação até de amizade, porque foi ele que acreditou que eu poderia trabalhar no corpo docente da Universidade. O Paulo era uma pessoa muito verdadeira, muito honesta, acho que por isso sempre me dei muito bem com ele. Eu acho que a principal contribuição dele (para o esporte) foi ter participado da formação de muitos professores. Todos que se formaram até 2012 passaram pelo Paulo.
Por fim, o atual secretário de Esporte e Lazer de Caxias do Sul, Gabriel Citton, também lamentou a perda. Ele recorda que foi aluno de Carvalho na graduação, antes de serem colegas na área.
— O Paulo foi uma pessoa que sempre batalhou pela profissão, fez muito pelo esporte e lazer de Caxias. Então, com certeza tenho um carinho especial por ele e fica aqui a minha homenagem e meus sentimentos a toda família e amigos. Também acho importante ressaltarmos as coisas que ele fez em vida, porque são poucos os abnegados que correm, no dia-a-dia, pelo esporte e lazer — fala secretário de Esporte e Lazer de Caxias do Sul, Gabriel Citton.
A cerimônia de despedida ocorre nesta terça-feira (25), a partir das 20h. O momento será reservado para familiares, no Memorial Crematório São José.
Leia também:
Paraglider será destaque no Show dos Esportes desta terça-feira
Conheça mais sobre o adversário do Juventude na segunda fase da Copa do Brasil