O retorno de Caxias do Sul ao cenário estadual do basquete feminino teve um desfecho vitorioso. Após 10 anos sem que uma equipe da cidade marcasse presença na competição, o Caxias do Sul Basquete/Recreio da Juventude superou o CR Esportes, de Osório, por 44 a 28, e levou o título do Campeonato Gaúcho.
— O basquete feminino nunca morreu em Caxias. Espero que esse seja o primeiro passo para engrandecer a nossa história, que já é bem bonita no cenário da cidade — comentou a treinadora Iula Crespo
Depois de um primeiro quarto tranquilo no Ginásio do Vascão, com vitória caxiense por 8 a 3, a equipe osoriense conseguiu reagir na segunda parcial e diminuir a diferença para apenas três pontos. O jogo foi para o intervalo com o placar de 15 a 12.
O confronto ganhou emoção no terceiro quarto, momento em que as equipes mais pontuaram. Embora o CR Esportes tenha passado à frente em algumas oportunidades, o Caxias Basquete foi para o último quarto ainda na liderança: 27 a 23.
A consolidação do título aconteceu no último período. A equipe caxiense dominou a partida e com uma série de cestas de três pontos, ampliou o placar e venceu por 44 a 28.
Ao final do jogo, além da taça e das medalhas para as campeãs, duas atletas do Caxias Basquete foram premiadas. Carol, cestinha da final, e Jenifer, melhor jogadora da competição.
Projetando a sequência da equipe na próxima temporada, o Caxias Basquete/Recreio da Juventude espera que o título estadual impulsione uma participação na Liga de Basquete Feminino, o campeonato brasileiro da modalidade. Para isso, é necessário apresentar até janeiro de 2020, para a organização da competição, uma garantia de R$ 10 mil em patrocinadores.
— A conquista significa uma continuidade. Queremos manter o time para o ano que vem e temos sonhos maiores, como jogar a LBF e continuar mantendo o Vascão em movimento com o basquete feminino — comentou a capitã Audrin, uma das referências da equipe.
Derrota no masculino
O final de semana foi negativo para a equipe masculina do Caxias do Sul Basquete / Recreio da Juventude. Embora tivesse vencido o primeiro duelo da final do Campeonato Gaúcho adulto contra o Sojão Basquete Clube, a equipe caxiense foi derrotada nos dois jogos realizados em Santa Rosa e terminou a competição com o vice-campeonato.
Na partida realizada no sábado (7), a equipe comandada por Giuliano Marramarco perdeu por 90 x 38. No jogo desempate, na manhã deste domingo (8), nova derrota, pelo placar de 98 a 63.