Em um confronto com arbitragem confusa, muitas faltas e expulsão de um jogador alviverde no final da primeira etapa, o Juventude se superou. Mesmo com um jogador a menos, buscou o empate em 1 a 1 com o Paysandu, no Alfredo Jaconi.
O ponto conquistado garantiu a retomada da liderança. O Ju chegou aos 20 pontos, um a mais que Volta Redonda e São José. O Remo ficou com 18. Na próxima rodada, no sábado, dia 20, o rival será o Boa Esporte, em Varginha (MG).
Na largada da partida, foi o Paysandu quem assustou primeiro. E em duas cobranças de falta. Na tentativa inicial, a bola cruzou por toda defesa e passou rente à trave de Carné. Aos cinco, após tentativa de Collaço, Carné tirou de soco e a bola sobrou para Diego Rosa finalizar. O chute ainda foi desviado e acertou o pé da trave antes de sair.
Aos poucos, o Juventude se encontrou na marcação. Atuando em um esquema com trÊs zagueiros _ Lucas Mota, Diego Ivo e Sidimar _ e liberando Eltinho pelo lado esquerdo, o time alviverde tinha algumas dificuldades na criação. Aos 12, Denner tocou para Bruno Alves na meia esquerda. Ele avançou e finalizou forte para boa defesa do goleiro Mota.
Em um confronto truncado e com muitas faltas, era difícil encontrar espaços. Por isso, a insistência pelos chutes de longa distância. Aos 25, Denner recebeu com alguma liberdade e chutou torto. Aos 27, após boa triangulação pela direita, Denner dominou na área e escorou para John Lennon, que também errou a pontaria.
Aos 30, em mais uma bola parada, o Paysandu abriu o placar. Bruno Collaço cobrou escanteio fechado e Nicolas antecipou a defesa e desviou na pequena área: 1 a 0. A resposta quase veio dois minutos depois. Em cobrança de falta de João Paulo, Diego Ivo, livre, errou a finalização. Aos 34, Denner invadiu a área a dribles e a bola sobrou para Dalberto, que tentou o chute colocado, sem a direção do gol.
O Juventude teve sua melhor oportunidade aos 40. Na entrada da área, Denner tocou para Dalberto, que finalizou de primeira. Mota desviou com a ponta dos dedos e a bola acertou a trave.
Só que, aos 43, o mesmo Dalberto acabou expulso. Em uma tentativa de roubar a bola de Micael no ataque, o árbitro marcou uma falta duvidosa e o atacante reclamou de forma assintosa. O juiz deu o segundo amarelo - ele havia recebido o primeiro dois minutos antes - e deixou o Ju com um a menos.
Na volta do intervalo, com Genílson e Breno nas vagas de Diego Ivo e Jataí, o Ju tentou propor o jogo sem dar espaço ao rival. Mesmo com posse de bola, a equipe alviverde não conseguia finalizar. A primeira chance foi do Paysandu. Aos 12, Collaço cobrou falta e Diego Rosa cabeceou para fora. No lance seguinte, Nicolas cruzou da esquerda e Elielton finalizou para a defesa de Carné.
Aos 20, Eltinho errou na saída de bola e Diego Rosa ficou cara a cara com Carné, mas finalizou sobre o gol. Na última tentativa de mudar o panorama do jogo, Marquinhos Santos promoveu a reestreia de Renato Cajá aos 23 minutos, na vaga de John Lennon. Só que, na mesma medida em que buscava o gol, o Juventude abria espaços.
Aos 30, em rápido contra-ataque puxado por Elielton, Jheimy finalizou cruzado e Carné salvou o segundo gol do Paysandu. Dois minutos depois, a cena se repetiu e o atacante da equipe paraense chutou para fora.
E quem não faz, leva. Em jogada individual de Breno, ele ganhou na velocidade de Tony, tabelou com Cajá e fuzilou o goleiro: 1 a 1.
O gol incendiou o Jaconi e o Paysandu foi para a pressão final. Aos 47, Carné salvou em um chutaço de fora da área de Vinícius Leite. Na superação, a liderança voltou a ser alviverde.
Ficha técnica
Juventude: Marcelo Carné; Lucas Mota, Diego Ivo (Genílson, int.), Sidimar e Eltinho; João Paulo, Rafael Jataí (Breno, int.), John Lennon (Renato Cajá, 23/2º) e Denner; Dalberto e Bruno Alves. Técnico: Marquinhos Santos
Paysandu: Mota; Tony, Micael, Perema e Bruno Collaço; A. Uchôa (Vinícius Leite, 39/2º), Léo Baiano (W. Reis, 34/2º), Thiago Primão e Diego Rosa (Jheimy, 29/2º); Nicolas e Elielton. Técnico: Hélio dos Anjos
Gols: Nicolas (P), aos 30min, no primeiro tempo. Breno (J), aos 33min, no segundo.
Expulsão: Dalberto (J)
Amarelos: Eltinho, John Lennon (J);Anderson Uchôa, Thiago Primão, Léo Baiano e Elielton (P).
Público total: 5.407 torcedores
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.