O Juventude foi para Erechim com a esperança de se garantir na primeira colocação do grupo B da Série C do Campeonato Brasileiro. No entanto, o Ypiranga foi um rival algoz e sapecou um 4 a 1 de virada no Papo, na noite desta quinta-feira (20).
A atuação irreconhecível do time do técnico Marquinhos Santos – tomou em um jogo mais gols do que o time havia tomado em toda a competição até aqui – fez com que a equipe alviverde perdesse a liderança do grupo no saldo de gol, mesmo que o Remo nem tenha entrado em campo. O Ju volta a campo no dia 1º de julho, contra o Luverdense, no Jaconi.
O Ypiranga começou ameaçador. Aos cinco minutos, Léo Kanu tentou de cabeça, após cobrança de falta. Mas finalização do zagueiro foi para fora.
Depois, aos oito, foi Reinaldo quem arriscou. Da intermediária ofensiva, o volante do Canarinho cobrou falta com força, buscando o canto direito de Carné, que fez a defesa.
A primeira chegada do Juventude ao gol de Deivity foi efetiva. Aos 15 minutos, Eltinho cobrou falta para o meio da área. Sidimar até tentou desviar mas não alcançou e a bola foi direto para o gol, enganando o goleiro do Ypiranga: 1 a 0 para o Papo.
A vitória alviverde na primeira etapa estava encaminhada até os 41 minutos. Porém, após levantamento na área, Sidimar tocou com a mão na bola. O árbitro Antônio Souza viu o toque, marcou pênalti. Porém, não viu que o defensor do Ju foi empurrado e só bateu com a mão na bola por estar desequilibrado. Dois minutos depois da marcação,Reinaldo cobrou com força, à direita de Carné: 1 a 1.
A volta dos vestiários teve o Ju sendo pressionado. Mesmo que Dalberto tenha feito a primeira finalização da segunda etapa, que Deivity defendeu aos três minutos, foi o Ypiranga quem levou mais perigo.
Aos sete, Henrique Ávila cobrou falta, a bola desviou no caminho e Sidimar quase fez contra. Aos 10, foi Marco Antônio quem fez fila e chutou cruzado, à direita de Carné.
Só que o lance mais perigoso veio aos 20. A bola cruzada da direita encontrou o centroavante Jackson, que cabeceou com força para brilhante defesa de Carné, salvando o Ju. A essa hora, o Ju já tinha um jogador a menos após a expulsão de Vidal.
O encontro entre centroavante e goleiro aconteceu novamente aos 25. Jackson tentou a finalização cruzada e o goleiro alviverde espalmou.
A pressão dos donos da casa era intensa, e a virada foi inevitável aos 29. Jogada rápida de contra-ataque e cruzamento da direita. Jackson desviou no meio do caminho e a bola sobrou para João Vitor, livre, escolher e tocar na saída de Carné.
O terceiro do Ypiranga foi questão de tempo. Aos 32, Marco Antônio cobrou falta para a segunda trave e Marcinho apareceu, sem ser incomodado pela marcação alviverde, mandou de sem pulo para o fundo das redes: 3 a 1 Ypiranga.
A coisa ficou pior para o time de Marquinhos aos 37. Novamente Marco Antônio cobrou falta da esquerda e Jackson antecipou a defesa para mandar para o gol. O quarto do Ypiranga em uma noite lamentável do Juventude.
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro - Série C - 9ª rodada
Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim - 20/6/2019
Ypiranga 4x1 Juventude
Gols: Eltinho (J), aos 15' e Reinaldo (Y), aos 43', no primeiro tempo; João Vitor (Y), aos 29', Marcinho (Y), aos 32', e Jackson (Y), aos 37', no segundo tempo
Ypiranga: Deivity, Wesley (Guti, 41/2°), Léo Kanu, Rafael Klein e Wagner(João Vitor, int); Fidélis, Marcinho (Café,42/2°); Henrique Ávila,Reinaldo e Marco Antônio; Jackson. Técnico: Fabiano Daitx
Juventude: Marcelo Carné, Vidal, Genilson, Sidimar e Eltinho; João Paulo; Dalberto, Rafael Bastos (L. Mota, 15/2°), Aprile e Breno (J. Lennon,23/2°); Bruno Alves (Denner,34/2°). Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Antônio Dib Moraes de Sousa, auxiliado por Rogério de Oliveira Braga e Márcio Iglésias Araújo Silva (trio piauiense).
Expulsão: Vidal (J)
Amarelos: Fabiano Daitx, Wagner, Fidélis (Y), Sidimar, Marquinhos Santos, João Paulo (J)