Achar o equilíbrio em meio à formação da equipe é o desafio do Juventude. Depois de uma vitória e uma derrota no Gauchão, o próximo desafio alviverde será contra o Grêmio, segunda-feira (28), na Arena. O Ju ganhou um dia a mais de treinos, em relação às demais equipes, e terá tempo para ajustar os erros do primeiro tempo e os acertos da segunda etapa contra o São José.
— Acho que fizemos uma partida muito boa na primeira rodada, mas temos que ter consciência que na segunda não fomos bem. Mas essa inconstância é normal pelo tempo de trabalho — avalia Lucas Pavone, lateral-esquerdo do Juventude.
Para o jogador, a equipe melhorou no aspecto de criação de jogadas ofensivas em relação a primeira rodada. No entanto, a intranquilidade por querer fazer bonito diante do torcedor no primeiro jogo no Jaconi fez a diferença de forma negativa.
— O gol cedo acabou atrapalhando muito. Acho que nos perdemos um pouco nesta hora. Nosso time estava um pouco ansioso. Precisamos ter tranquilidade para buscar o resultado — acrescentou o experiente jogador, de 28 anos.
A receita, para Pavone, autor da assistência para o gol da vitória do Ju sobre o Pelotas, na abertura do campeonato, é a união da atuação da estreia com o segundo tempo da partida diante do São José.
— A atitude do segundo tempo do jogo contra o São José foi interessante. O time mostrou esse brio de correr atrás, apesar das dificuldades. Contra o Pelotas, é a nossa concentração, principalmente na parte defensiva. E precisaremos bastante disso. O espírito do segundo tempo aqui com a tática e a mentalidade que tivemos no primeiro jogo — resume o atleta.
Duas dúvidas e dois reforços
Ainda não se pode confirmar, mas o técnico Luiz Carlos Winck terá, no mínimo, um reforço à disposição para enfrentar o Grêmio. O volante Moisés, que também atua como meia, já treina com o grupo e pode fazer a sua estreia. O zagueiro Sidimar ainda não está 100% fisicamente, mas a tendência é de que viaje com o grupo para Porto Alegre. O meia uruguaio Gustavo Aprile ainda depende de liberação e ela pode, segundo a direção, sair a qualquer momento. O atacante Ebere, no entanto, ainda terá de esperar por documentação vinda da Nigéria.
Os centroavantes Braian Rodrigues, Paulo Sérgio e Rodinei seguem fora, assim como o volante Sananduva. Outra ausência confirmada é a do volante Ancheta. O jogador, que entrou no decorrer das partidas nos dois jogos do Ju, pertence ao Grêmio e, por questões contratuais, não pode enfrentar o ex-clube.