Após a confirmação de que o Caxias do Sul Basquete não participará do NBB 11 por falta de recursos financeiros, os diretores do clube falaram sobre a decisão de se licenciar da competição na temporada 2017/2018. Segundo o presidente da Federação Gaúcha de Basquetebol, Rogério Caberlon, a saída do time da elite é um prejuízo para o esporte no Estado:
— Para o basquete gaúcho é muito triste. O Caxias era nossa grande referência no Rio Grande do Sul na fomentação de jovens, no incentivo aos clubes. Ainda mais com o sucesso do último ano, todo mundo vinha ver os jogos do Caxias. Isso vai se perder.
Leia Mais
Sem patrocinadores, Caxias do Sul Basquete está fora do NBB 11
Principais jogadores da última temporada já deixaram o Caxias do Sul Basquete
Intervalo: Vivenciamos a incredulidade ao tratar da possível ausência do Caxias Basquete no NBB 11
Caberlon é também um dos fundadores do Caxias Basquete e parte da diretora do clube. Para ele, a decisão serve para que o time não se perca financeiramente:
— Essa decisão não é fácil agora, mas sem garantias, não tinha como. Poderíamos tomar a mesma decisão daqui um ano e estar cheio de dívidas. Mas tenho certeza que logo o Caxias estará de volta dando alegrias para a torcida.
O Caxias Basquete segue com as categorias de base. A ideia, após o afastamento do time adulto, é que seja feito um investimento ainda maior na formação.