O jejum foi encerrado. Depois de bater na trave seis vezes, o caxiense Marcelo Demoliner, 29 anos, conquistou nesta sexta-feira o seu primeiro título em torneios da ATP. Ele e o mexicano Santiago Gonzalez venceram a final do ATP 250 de Antalya, na Turquia, em confronto apertado contra os holandeses Sander Arends e Matwe Middelkoop. A decisão acabou em 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 6/7 (6/8) e 10/8, após 1h35min.
Leia Mais
Marcelo Demoliner avalia ida de Amanda de Oliveira para centro de treinamento no Rio
Com o estreante Marcelo Demoliner, Brasil inicia disputa da Copa Davis contra a República Dominicana
A dupla do gaúcho e do mexicano começou firme e abriu 3 a 0 nos primeiros games. Porém, os adversários equilibraram as ações e só cederam nova quebra no 12º e último game do set inicial, decretando o resultado final da parcial. Sem quebras e com um match-point salvo pelos holandeses, a decisão da segunda parcial foi para o tie-break, com Arends e Middelkoop levando a melhor.
O campeão foi definido em um equilibrado desempate, no qual os holandeses chegaram a estar na frente, mas não conseguiram manter a vantagem.
— É um momento muito especial em minha carreira. Foi uma partida muito dura, tivemos um match point no segundo set e errei um smash muito fácil. Estou muito feliz em poder levantar esse título e jogar com esse cara que é muito legal, com ótima energia comigo na quadra _ vibrou o brasileiro.
Foi a sétima final na carreira de Demoliner no circuito de duplas da ATP e a primeira com Gonzalez. No ano passado, ele perdeu quatro finais, sendo três delas ao lado do neozelandês Marcus Daniell e uma com o norte-americano Sam Querrey. Os outros dois vices vieram em 2016, outro com Daniell e um com o paulista Thomaz Bellucci.
O resultado deve levar Demo de volta ao grupo dos 50 melhores do mundo, com o 48º posto. Seu melhor ranking foi na 34ª colocação.
Após o título em Antalya, Demoliner e Gonzalez vão manter a dupla para a disputa do Grand Slam de Wimbledon, nas quadras do All England Club. O torneio inicia na próxima semana e eles estreiam contra o grego Stefanos Tsitsipas e o romeno Marius Copil.