Problemas
Após deixar o último jogo da primeira fase, contra o Cruzeiro, aos 12 minutos da segunda etapa, acusando dores musculares, o lateral-direito Cleiton segue como dúvida pelo lado do Caxias. O mesmo vale para Laercio, que não treinou nesta semana.
Nos dois casos, Winck tem reposição, mas a substituição acarreta algumas dificuldades. Igor Bosel ainda não conseguiu repetir no Centenário o bom desempenho que teve, por exemplo, no Lajeadense. Já na defesa, Jean ainda não tem o mesmo ritmo de jogo dos companheiros. É algo que precisa ser observado com atenção nos próximos dias. Até por isso, seguem os treinamentos fechados.
Os méritos do VEC
Em uma campanha sólida e sem qualquer momento de susto em relação à parte inferior da tabela, o Veranópolis chega confiante ao mata-mata. E os dois pontos levantados na matéria da página 17 são muito importantes para a reta final da competição.
Invicto em casa e com a melhor defesa da competição, o time pentacolor precisa fazer valer o fator local diante do São José. Assim, poderá, com a sua forte marcação, administrar uma possível vantagem no duelo de volta.
Só dois
Muito tem se falado sobre a possibilidade de jogadores do VEC, que eram comandados por Julinho, desembarcarem no Jaconi após o Estadual. Das opções, só vejo a dupla de volantes Jair e Bertotto, como nomes que acrescentariam ao grupo alviverde.
Doping
Foi pesada a pena aplicada ao volante Lucas, julgado ontem, em Brasília. Agora, resta pensar no futuro. Para o jogador, é ter tranquilidade e esperar o final do período de suspensão, em agosto. Para o Juventude, é avaliar se conta com Lucas para o segundo semestre.
Em 2017, ele teve alguns dos seus melhores momentos com a camisa alviverde. Trata-se de um caso delicado.
A hora que quiser
Está lá, escondido no site da Federação Gaúcha de Futebol, logo abaixo das listas de atletas de cada time. É uma nota da presidência:
“A diretoria executiva da FGF acolheu os argumentos apresentados pelos clubes, especialmente quanto a logística dos mesmos e, por não causar prejuízo a nenhum participante das competições, reduziu de 5 (cinco) para 3 (três) dias de antecedência o prazo para solicitação de alteração de partida”.
Resumindo: tudo pode mudar. E não existe planejamento...