O Caxias do Sul Basquete/Banrisul não tem tempo de comemorar uma vitória sobre o antigo líder do NBB 10. O triunfo sobre o Paulistano, terça à noite, no Ginásio do Vascão, por 81 a 80, classificou os caxienses na quinta posição e deu como adversário nas oitavas o Botafogo. Outro adversário difícil.
— Vai ser um jogo equilibrado. Mas com esta vitória que conquistamos, vamos com muita moral — diz o ala/pivô Nandão.
Nos dois duelos contra os cariocas, uma vitória para cada lado. Em Caxias do Sul, a equipe do técnico Rodrigo Barbosa venceu por 73 a 63. No Rio, o Botafogo deu o troco e ganhou por 76 a 67. Por isso, deve ser um confronto de iguais.
— É um time que no segundo turno foi muito intenso, muita força e precisaremos ter cuidado para não ficar correndo atrás deles. É uma equipe que tem suas limitações, teremos que aproveitar isso, mas será muito complicado — diz Barbosa.
Ainda assim, é possível degustar a grande vitória sobre o Paulistano. Afinal, o time da capital paulista não perdia há 22 partidas. Até tomá-la como exemplo para segunda fase do NBB.
— Era um confronto contra o líder e que estávamos preocupados em nos manter no jogo, para no final ter chance de decidir. Fizemos isso. O time teve um comportamento que é o ideal e o playoff vai exigir isso. Cada cesta será importante e tem que saber lidar com os erros. Foi importante pelo resultado e nos dar força para os playoffs — diz o treinador.
As datas e horários devem ser definidos nesta quarta. Caxias e Botafogo farão a oitava de final em melhor de cinco jogos. A primeira partida será no Rio, possivelmente sábado, depois a série vem para Caxias do Sul com dois confrontos seguidos. Caso necessário, haverá um segundo jogo na capital fluminense e fecha o quinto encontro no Ginásio do Vascão.
Quem passar, enfrentará o Mogi nas quartas de final.