Depois de duas vitórias seguidas em casa, o Caxias do Sul Basquete/Banrisul não resistiu ao último invicto do NBB 10. Com um jogo consistente e de forma marcação, o Pinheiros venceu a sua sexta partida na competição: 86 a 71, no Ginásio Vascão.
Paranhos, com um duplo-duplo (17 pontos e 13 rebotes), foi o principal destaque do Caxias. Cauê Borges anotou 16 pontos e Pedro fez 12. O norte-americano Holloway, do Pinheiros, com 25, acabou como cestinha da partida. Ansaloni contribuiu com 18 pontos e nove rebotes para os visitantes.
Com quatro vitórias e quatro derrotas (50% de aproveitamento), a equipe caxiense segue na zona de classificação aos playoffs e terá uma semana de folga no NBB antes de viajar para o Nordeste. No dia 20, encara o Basquete Cearense, e, dois dias depois, o Vitória, em Salvador.
No sábado, os minutos iniciais foram de muita marcação. Com os norte-americanos Holloway e Bennett deixando sem ação os dois Cauês do Caxias, o Pinheiros esteve mais efetivo no ataque e abriu 12 a 5 com alguma facilidade. Rodrigo Barbosa pediu tempo e a resposta foi imediata. Com mudanças na equipe e oito pontos seguidos, o time da casa virou o placar e fechou a parcial vencendo por 15 a 14.
A segunda parcial como da mesma forma como a primeira. A pontuação baixa era um sinal claro de que a marcação dos dois lados prevalecia. Com baixo aproveitamento dos chutes de longa distância, restava aos times tentar as infiltrações, mas os gigantes nos dois garrafões impediam a evolução.
Com dificuldades no ataque, e apenas 30 o Caxias marcou apenas oito pontos no período e viu, na reta final, o Pinheiros converter três chutes de três pontos para ir ao intervalo em vantagem: 31 a 23.
Para complicar ainda mais a situação do time caxiense, no início do terceiro quarto, o ala Alex sofreu uma lesão no tornozelo direito e saiu de quadra. O Pinheiros aproveitou os erros ofensivos dos donos da casa e marcou oito pontos seguidos, abrindo 16 de frente. A primeira cesta do Caxias só veio com mais três minutos, em um chute longo de Cauê Verzola.
O lance recolocou a equipe no jogo. Só que os paulistas quase sempre respondiam com Holloway. Com o crescimento técnico do jogo, a torcida repetiu o que fez contra o Mogi e incendiou o confronto. Porém, o ótimo aproveitamento dos únicos invictos na competição prevaleceu: 27 a 20 no quarto e 58 a 43 no placar.
O último período começou equilibrado. Como precisava reverter uma ampla vantagem dos visitantes, o Caxias pressionou mais a marcação, mas a ótima rotação ofensiva dos paulistas fazia a diferença. Uma tentativa de reação logo era quebrada pela resposta do adversário. No final, vitória do Pinheiros e invencibilidade mantida.
Mesmo com o resultado, o torcedor aplaudiu muito a equipe caxiense ao final do confronto.