Dos 13 esportes coletivos disputados pelo Brasil na Rio 2016, o país já garantiu classificação às fases seguintes em seis modalidades, segue em busca da vaga em outras três e deu adeus às competições em quatro – rúgbi masculino e feminino, basquete feminino e hóquei sobre a grama masculino.
Entre os esportes com presença confirmada dos donos da casa na próxima etapa, há desempenhos exemplares de equipes com pouca visibilidade no Brasil, como o polo aquático masculino e o handebol feminino. Enquanto eles bateram os sérvios – três vezes campeões mundiais –, elas garantiram passagem antecipadamente em primeiro lugar no grupo. Confira, a seguir, um resumo da situação atual dos brasileiros nessas modalidades.
CLASSIFICADOS
Futebol masculino
Superado um início preocupante, quando não conseguiu vencer África do Sul e Iraque, o Brasil derrotou a Dinamarca por 4 a 0 ao final da primeira fase e, sábado à noite, passou pela Colômbia nas quartas de final por 2 a 0. Os brasileiros enfrentarão Honduras na semifinal, às 13h de quarta-feira. Se vencerem, poderão enfrentar um trauma recente: disputam a outra semifinal Nigéria e Alemanha – aquela do 7 a 1.
Futebol feminino
Energizadas após uma classificação emocionante nos pênaltis contra a Austrália, na sexta-feira, as brasileiras da craque Marta e da goleira Bárbara se aprontam para a disputa da semifinal contra a Suécia, às 13h de terça-feira, no Maracanã. Na primeira fase, a Seleção bateu as suecas por um expressivo 5 a 1. Se conseguir a vaga, o time vai enfrentar Alemanha ou Canadá na final marcada para as 17h30min de sexta-feira.
Vôlei feminino
Já classificadas para o mata-mata e com uma campanha excelente – quatro vitórias em quatro partidas contra Camarões, Argentina, Japão e Coreia sem perder nenhum set – as brasileiras enfrentariam a Rússia a partir das 22h35min de domingo para confirmar a primeira colocação no grupo e definir as próximas adversárias. As quartas de final serão disputadas na terça.
Polo aquático masculino
Em uma bela campanha, o Brasil venceu Austrália, Japão e Sérvia – atual campeã mundial – e foi surpreendido pela Grécia ao perder por 9 a 4. Os brasileiros voltariam à piscina às 20h50min de domingo para enfrentar a Hungria, defender a primeira colocação no grupo e definir o confronto seguinte. As quartas serão disputadas na terça.
Polo aquático feminino
As atletas do polo aquático brasileiro vivem uma situação inusitada nestas Olimpíadas: perderam os três primeiros jogos e, ainda assim, disputarão as quartas de final contra os EUA às 14h10min de segunda-feira. Isso ocorre porque, no polo feminino, a etapa de classificação serve apenas para definir as chaves. Todos passam de fase.
Handebol feminino
As meninas, que já estavam garantidas nas quartas, derrotaram a seleção de Montenegro por 29 a 23 no domingo e garantiram o primeiro lugar no Grupo A. Na fase classificatória, venceram quatro partidas e perderam apenas uma, para a Espanha. A etapa de mata-matas começa na terça-feira, em horário a ser definido.
Leia mais:
Diogo Hypolito é prata, e Arthur Nory é bronze no solo da ginástica artística
Conheça Honduras, adversária do Brasil no futebol masculino
Possível final entre Brasil e Alemanha nos Jogos do Rio gera onda de memes
EM BUSCA DA VAGA
Vôlei masculino
Ao perder para a Itália por 3 sets a 1, na noite de sábado, a seleção masculina deixou a classificação para a próxima fase sob risco. A derrota obriga o Brasil a superar a França, às 22h35min de segunda, para garantir passagem às quartas de final por conta própria. Nova derrota obrigará os brasileiros a torcer para o México (já eliminado) vencer os EUA, ou para a Itália bater o Canadá. O Brasil soma duas vitórias e duas derrotas.
Basquete masculino
No sábado, em uma partida eletrizante contra a Argentina, o Brasil perdeu por 111 a 107 após duas prorrogações. Esse resultado, combinado à vitória da Espanha sobre a Lituânia, complicou a situação dos brasileiros. A seleção precisa vencer a Nigéria, às 14h15min desta segunda, e torcer pela Argentina contra a Espanha às 19h. Na melhor das hipóteses, se classificaria em quarto lugar e, provavelmente, enfrentaria os EUA.
Handebol masculino
A equipe brasileira empatou por 27 a 27 com o Egito, no sábado, e adiou a inédita classificação para as quartas de final de uma Olimpíada. O time enfrenta a Suécia, já eliminada, às 16h40min desta segunda com a vaga quase garantida. Basta empatar o seu jogo ou torcer por derrota ou empate dos egípcios diante dos líderes alemães.
ELIMINADOS
Basquete feminino
A seleção perdeu para a Turquia, por 79 a 76, após ter ficado à frente no placar nos três primeiros tempos do jogo. Em razão da quinta derrota seguida em cinco partidas, o basquete feminino do Brasil encerrou sua participação nos jogos com o pior desempenho já registrado em Olimpíadas. Nas rodadas anteriores, o time havia perdido para Austrália, Japão, Belarus e França.
Rúgbi masculino
A equipe estreou com derrota para Fiji – que acabou conquistando o ouro. Depois perdeu para Argentina e Estados Unidos. Já fora da disputa do ouro, perdeu outra vez para os EUA e para o Quênia. Os maus resultados deixaram o Brasil em último lugar. Ainda assim, a participação foi comemorada por dar experiência à equipe.
Rúgbi Feminino
Assim como o time masculino, as mulheres acabaram eliminadas da competição. O time perdeu para Grã-Bretanha e Canadá. Venceu o Japão e ficou em terceiro no grupo. Como pior terceiro colocado, acabou eliminado da disputa do ouro. Na sequência, venceu Colômbia e Japão e garantiu um nono lugar.
Hóquei sobre a grama masculino
O Brasil sofreu cinco derrotas em cinco partidas: levou 12 a 0 da Bélgica, 7 a 0 da Espanha, 9 a 0 da Nova Zelândia, 9 a 1 da Grã-Bretanha e 9 a 0 da Austrália em sua última partida, disputada sexta-feira. Somou 46 gols contra e um a favor – marcado por Stephane Smith, um recifense que cresceu na Inglaterra. O Brasil não disputou a modalidade feminina do hóquei.
*ZHESPORTES