Aos poucos, os nomes dos 60 condutores da tocha olímpica em Caxias do Sul começam a ser desvendados. Nesta quarta-feira, faltando 30 dias para o símbolo dos Jogos do Rio 2016 desembarcar na cidade, foram divulgadas as primeiras 17 pessoas que terão o privilégio de percorrer os aproximadamente 13 quilômetros no município.
Cinco deles são indicações da prefeitura e outros 12 do Comitê Rio 2016 e patrocinadores. Os demais nomes serão anunciados nos próximos dias.
Entre as personalidades está o técnico caxiense e multicampeão Adenor Bachi, o Tite, campeão gaúcho pelo Caxias em 2000 e ídolo da torcida corintiana. O frei capuchinho Jaime Bettega e o ex-atirador Jean Labatut, que participou das Olimpíadas de Atlanta, em 1996, também estão entre os participantes, além da atual rainha da Festa da Uva Rafaelle Galiotto Furlan e do técnico da seleção brasileira de basquete em cadeira de rodas, Tiago Frank.
A previsão é que a tocha olímpica chegue ao Monumento ao Imigrante, em Caxias do Sul, no fim da tarde do dia 8 de julho, após passar por Gramado, Canela e Nova Petrópolis, acompanhada de um comboio. Ali começará o percurso, que passará pelas principais ruas até chegar aos Pavilhões da Festa da Uva.
Caxias está entre as 83 cidades chamadas de "celebração", onde a tocha irá pernoitar. Nos Pavilhões, estão sendo programadas diversas atrações para recepcionar a tocha. Além disso, dias 29 e 30 de junho, Caxias receberá o museu itinerante "Se Prepara Brasil Rio 2016", na secretaria da cultura (Estação Férrea).
Condutores confirmados
- Adenor Bachi, o Tite
- André de Souza da Silva
- André Flores
- Felipe Bossle
- Gustavo Marques dos Santos
- Jaime Andreazza
- Jaime Bettega
- Jean Labatut
- Lais Bordin
- Maria Teresinha Mandelli Grasselli
- Maria De Lourdes Possa Giani
- Matheus Manosso Zanrosso
- Rafaelle Galiotto Furlan
- Rodrigo Lima
- Sandro Perussato
- Tiago Frank
- Vinícius de Freitas Flores