Não há outro clássico no Interior gaúcho mais importante nos últimos anos do que um Brasil-Pe e Juventude. Rivais nas últimas edições da Série C nacional, candidatos a incomodar Grêmio e Inter a cada Gauchão e sem seus tradicionais adversários citadinos na mesma divisão, os dois se reencontram neste domingo, às 16h, no Estádio Bento Freitas, após dois episódios recentes de uma rivalidade que a cada temporada se torna maior.
Além disso, com o Gre-Nal marcado para 18h30min, o duelo entre xavantes e papos é a atração dominical da RBS TV. De um lado, experientes como Eduardo Martini, Teco, Diogo Oliveira e Nena. Do outro, garotos como Elias, Klaus e Brenner.
No primeiro semestre do ano passado, os dois foram semifinalistas do Estadual e o Brasil levou o título do Interior pela melhor campanha geral. No segundo semestre, um golzinho definiu a disputa indireta por classificação às quartas de final da Série C nacional.
Ju e Brasil-Pe chegaram à última rodada iguais em pontos, mas com o Xavante levando vantagem no saldo de gols. E pela segunda vez no ano, o Brasil se deu melhor: venceu o Tupi por 2 a 0, se classificou pelo placar insuficiente de 3 a 0 do Juventude sobre o Guaratinguetá e comemorou o acesso à Série B depois de eliminar o Fortaleza.
Além do título interiorano e do acesso no Brasileiro, o Brasil- Pe teve vantagem nos confrontos diretos com o Juventude: empate no Gauchão, empate e vitória na Série C. Mas, se em 2015 a balança foi amplamente favorável ao Xavante, 2016 começou diferente. Pelo menos no torneio amistoso de Veranópolis, em janeiro, quando o Ju foi campeão em cima do rival nos pênaltis após 1 a 1 no tempo regulamentar.
- O Brasil é uma equipe de importância no Rio Grande do Sul, vai disputar a Série B do Brasileirão e merece todo o nosso respeito. Juventude e Brasil fizeram grandes jogos no ano passado e nosso pensamento é de buscar um bom resultado em Pelotas - comentou o técnico Antônio Carlos Zago.
Zago e Zimmermann com dúvidas no ataque
Sem Pereira, lesionado, e Mailson, fora do campeonato pela recente cirurgia na face, o treinador alviverde desfez apenas parte do mistério da semana após o treino de sexta- feira: o jovem Klaus formará a dupla de zaga com Heverton. Do meio para a frente, há um leque de opções. Dionas Bruno, Wallacer, Lucas e Bruno Ribeiro são as principais alternativas.
No Brasil-Pe, o técnico Rogério Zimmermann ganhou o reforço do atacante Nathan Cachorrão, revelado pela base do Inter, em momento oportuno, já que Felipe Garcia está suspenso. Washington também é candidato à vaga.
Gauchão
Juventude encara clássico do Interior contra o Brasil-Pe neste domingo no Estádio Bento Freitas
Rivais na Série C nacional nos últimos anos, os dois protagonizaram grandes confrontos em 2015
GZH faz parte do The Trust Project