O Bento Vôlei/Isabela se despediu neste sábado da Superliga Masculina 2015/2016. No retorno à elite, a equipe do técnico Paulão parou nas quartas de final. No segundo confronto eliminatório, o time perdeu para o Campinas por 3 sets a 1. As parciais foram de 16/25, 25/20, 21/25 e 28/30.
No domingo passado, o Campinas, terceiro colocado na fase de classificação, havia vencido no interior paulista por 3 a 0. O Bento, que foi o sexto na primeira etapa do campeonato, agora começa a projetar a próxima temporada.
A partida em Bento Gonçalves teve como principal destaque a ótima presença de público, que lotou o Ginásio Municipal. A presença ilustre foi Rubinho, auxiliar do técnico Bernardinho na seleção brasileira de vôlei, que acompanhou a partida in loco.
O primeiro set iniciou com as duas equipes forçando muito o saque. A diferença esteve no aproveitamento ofensivo. Enquanto o Campinas conseguiu segurar os ponteiros do Bento, os donos da casa pararam no forte bloqueio paulista. Após um início equilibrado, os visitantes abriram 14 a 9.
Assim como aconteceu na primeira partida dos playoffs, a agressividade e o ótimo aproveitamento do Campinas acuaram o time de Bento. Sem abrir brechas para reação e com grandes atuações do oposto Wallace e do ponteiro Lucas Lóh, a equipe paulista ampliou a diferença na sequência e depois só administrou o placar, fechando a parcial em 25 a 16, após mais um bloqueio de Wallace.
Disposto a mudar o cenário da partida, o Bento voltou melhor no segundo set e teve em Rivaldo seu grande destaque. O oposto inflamou a torcida com bons saques e ataques precisos, que levaram o time a ir para a primeira parada técnica na frente: 8 a 6. Com maior volume de jogo e acertos na recepção, o time da casa seguiu na dianteira do placar até a segunda pausa: 16 a 13.
Após o Bento abrir 18 a 14, o técnico Alexandre Stanzioni pediu tempo e o Campinas respondeu com dois grandes saques de Lucas Lóh, reduzindo a vantagem para um ponto. Só que os comandados de Paulão recuperaram o ritmo, souberam controlar a pressão do adversário e igualaram o confronto com um 25 a 20.
No terceiro set, o confronto ganhou em qualidade. As equipes passaram a errar menos e as longas disputas foram frequentes até a primeira parada técnica. Na volta à quadra, o Campinas retomou o controle do jogo e chegou a abrir quatro pontos. Com o selecionável Lucas Lóh em dia inspirado, os visitantes mantiveram a vantagem e trocavam pontos com o Bento, que não conseguia segurar os ataques paulistas.
Na reta final da parcial, com Reffatti em quadra, o Bento se aproximou do placar com dois bons saques do ponteiro e só não empatou em 22 pontos porque o árbitro assinalou uma bola duvidosa a favor dos paulistas. Na sequência, o central Vini entrou em quadra e acertou um ace que praticamente definiu o set. Depois, o Campinas só precisou confirmar mais dois ataques: 25 a 21.
No quarto set, para o Bento Vôlei, era vencer ou ser eliminado. Por isso, o time iniciou ainda mais agressivo e abriu três pontos após o ataque de Bruno Temponi: 8 a 5. A vantagem durou pouco e os paulistas viraram ao fazer 12 a 11. O duelo permaneceu disputado ponto a ponto, mas a qualidade do Campinas no ataque, com Lucas, Maurício e Wallace prevaleceu até o 16 a 14.
Com um ponto de bloqueio de Rivaldo, o Bento empatou em 18 pontos e voltou a trazer esperança ao torcedor. Só que a resposta do Campinas veio com uma defesaça de Tiago Brendle e o ataque certeiro de Wallace para novamente abrir dois de vantagem.
Paulão até pediu tempo, mexeu na equipe, e o Bento foi novamente buscar o empate: 23 a 23. Em um desfecho emocionante e com a torcida toda de pé, os dois times seguiram trocando pontos no ataque até Lucas Lóh errar o saque. Com o 28 a 27, Rivaldo teve a chance de decidir no contra-ataque, mas parou no bloqueio.
Quando o Campinas teve a oportunidade, não desperdiçou. Maurício sacou, Bruno Temponi não conseguiu segurar a recepção e o time visitante fechou em 30 a 28, garantindo vaga nas semifinais.
Ao final da partida, o torcedor aplaudiu o time, que fez grande campanha no retorno à Superliga.
Superliga Masculina
Com ginásio lotado, Bento Vôlei perde para o Campinas e cai nas quartas de final
Paulistas venceram por 3 sets a 1 no duelo disputado neste sábado, no Ginásio Municipal de Bento
Maurício Reolon
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project