Em época que a direção do Caxias debate a importância das categorias de base para 2016, dois jogadores revelados no Estádio Centenário brilham no futebol europeu. Edenílson veio do Guarani-VA em 2009 para o Caxias depois de ser office-boy em Porto Alegre. Do Centenário, foi vendido para o Corinthians, clube pelo qual foi campeão mundial em 2012. Hoje, aos 25 anos, pertence ao Udinese, da Itália, mas disputou o último Campeonato Italiano pelo Genoa.
Caxias começa a debater a importância das categorias de base para 2016
- Não existiria história sem um começo. Sou muito grato ao Caxias por me abrir as portas e ter me dado a oportunidade de crescer como homem e como profissional. Essa foi minha primeira temporada na Europa e foi muito boa, até acima das minhas expectativas. Joguei 30 dos 38 jogos. Conseguimos ficar em 6º lugar e classificar o Genoa para a Europa League - conta Edenílson, em férias na Serra gaúcha, já que é casado com a caxiense Bruna Basso dos Santos e pai de Murilo, dois anos.
Pedro Henrique, 25, passou por Grêmio e Avenida, de Santa Cruz do Sul, antes de chegar ao Caxias na mesma época. Do Centenário foi para o Zürich, da Suíça, e depois comprado pelo Rennes, da França.
- O Caxias foi muito importante para mim. Depois do vice-campeonato no Estadual de Juniores de 2010 recebi a minha chance no profissional. Foi tudo muito rápido. No Zürich, fiz 12 gols e fomos campeões da Copa da Suíça. No Rennes, quero jogar uma Europa League ou uma Champions - diz Pedro Henrique, também casado com uma caxiense, Rafaela Scain Konzen, e em férias na cidade.
Em outubro, nasce Philipa, a primeira filha do casal. Dentro de campo, o sonho é começar a conquistar taças grandes:
- Imagino coisas grandes, continuar evoluindo e sem dúvida ganhar títulos importantes na Europa.
Para Edenílson, que trocou de camisa com Pedro Henrique (foto acima) em encontro nas férias, o sonho não é muito diferente:
- As coisas na minha vida acontecem sempre no tempo certo. Então, se for pra ir para um gigante da Europa agora ou depois, vou trabalhar para estar pronto.

