Um ponto é notório e determinante nas boas campanhas de Veranópolis e Caxias no Gauchão: o preparo físico. Os dois times primam pela excelência nesse fundamento. Tanto que muitos resultados de vitórias foram conquistados no segundo tempo e algumas reações no placar vieram por essa intensidade do início ao fim do jogo. No VEC, como o primordial é a marcação forte e a saída rápida na transição, o fator impressiona os adversários. Luciano Ilha, ex-Grêmio e Vasco, é o responsável por fazer o time de Julinho Camargo correr o tempo todo.
- Marcar forte e sair em velocidade são características das equipes do Julinho. Trabalhamos em cima disso, fizemos um casamento da parte física com a parte tática e técnica - comenta o preparador físico de 39 anos.
Outra questão relevante é o trabalho de metodologia global planejado por Luciano Ilha, no qual a preparação física é integrada aos treinos com bola e alguns atletas mais experientes têm uma atenção especial. Respeitando o limite de cada um, foi possível eliminar lesões indesejadas.
- A gente foi obrigado a montar um grupo enxuto, com apenas 19 jogadores. E o ponto alto é que não perdemos ninguém no meio da campanha. Tivemos duas contraturas e só. Os mesmos atletas que começaram o campeonato estão à disposição do Julinho Camargo para a decisão contra o Caxias - revela Luciano, que já trabalhou com técnicos como Paulo Cesar Carpegiani, Celso Roth, Paulo Autuori, Gilmar Iser e Rene Weber.
Com Julinho Camargo, a parceria é antiga, desde os tempos de RS Futebol no início dos anos 2000, passando por Grêmio e Novo Hamburgo.
- Um dos pilares mais importantes que eu considero é o preparador físico. Gosto muito de trabalhar com o Luciano porque é um cara muito sério e firme no que se propõe a fazer. Ele equilibra a comissão técnica junto comigo - elogia o treinador do Veranópolis.
O clássico serrano das quartas de final vai além do futebol jogado com a bola propriamente dito. Será também um duelo tático entre Beto Campos e Julinho Camargo e um duelo de preparação física entre Rafael Dias, que herdou o excelente trabalho de Rodrigo Squinalli, e Luciano Ilha.
- O Caxias tem uma preparação física muito boa também. Vai ser um duelo de marcação e de força. Por isso, é preciso estar focado do primeiro ao último minuto. Um detalhe aqui ou ali vai fazer a diferença - aposta Luciano.
Na força
Veranópolis aposta em duelo de preparo físico contra o Caxias nesta sexta-feira
Preparador Luciano Ilha é o responsável por fazer o time de Julinho Camargo correr
Adão Júnior
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project