A Serra tem ótimas condições de receber seleções para treinar por aqui período pré-Copa, mas sonha muito alto. Quem disse isso foi Luiz Felipe Scolari, durante a cerimônia de divulgação da ExpoBento 2014, no sábado, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
Grande atração do evento, Felipão acredita que as cidades serranas não devam concentrar esforços apenas nas grandes delegações, que, independente de quem venha, é importante que venha.
- O problema é que sonham em trazer Alemanha, Argentina e Inglaterra. Tem outras seleções com menos nome que poderiam vir. Tem que fazer um trabalho de aproximação com todas as seleções, não apenas algumas. Temos coisas diferentes do resto do Brasil - explicou Felipão.
Sobre as condições de Caxias do Sul como CT, Scolari entende que as questões técnicas são atendidas, como hotéis de qualidade e bons campos de treinamento, mas o acolhimento da cidade para com uma seleção é o mais importante como critério de escolha para uma comissão:
- Conheço os dois CTs de Caxias. Têm condições de receber, sim. Eu, como técnico, buscava um local que nos recebesse bem, que tivesse empatia com a seleção. Como aconteceu em 2006 (com Portugal), a gente escolheu uma cidade pequena, tinha 6 mil habitantes. Andava na rua, e pediam para gente sentar, tomar um café. Conversavam com a gente.
Embora ainda não tenha ocorrido o sorteio dos grupos da Copa, algumas seleções já confirmaram onde ficarão hospedadas no torneio, após aceitarem propostas financeiras. Caso, por exemplo, da França com Ribeirão Preto, em São Paulo, que teria oferecido cerca de U$ 1 milhão.
Para Felipão, ainda que haja este tipo de negociação, quem define o local é o técnico.
- Tem questões políticas e financeira, é claro. Mas quem escolhe é o técnico. Eu que sou cobrado para ganhar. A gente ia nos CTs. Olhava. Se sortearem em tal lugar, ficamos aqui. Se sortear ali, ficamos ali. Mas não é uma questão de valores. É de local. É o sorteio. E é o técnico gostar. É muito muito mais o técnico gostar do que é oferecido que qualquer outra coisa - finaliza.
2014
Felipão entende que Serra gaúcha tem condições de receber seleções para a Copa mas sonha alto demais
Cidades deveriam investir em todas as delegações que participarão do Mundial
GZH faz parte do The Trust Project