Com uma regata de abertura atribulada, teve início neste domingo o Mundial de Soling de 2010 no Veleiros do Sul, em Porto Alegre. Brigam pelo título 20 tripulações que representam Brasil, Alemanha, Argentina, Estados Unidos e Reino Unido, num total de 60 velejadores.
A disputa começou nesta tarde com a regata de abertura - que não conta pontos para o campeonato, serve somente para que as equipes façam os últimos ajustes nos barcos. Inicialmente, ela estava prevista para as 14h. Devido à falta de vento, a regata foi postergada pela Comissão de Regatas e saiu finalmente por volta das 18h15min.
As tripulações estavam no segundo trecho da regata na raia do Guaíba, em frente à baía de Ipanema, quando os velejadores foram surpreendidos pelo súbito aumento da velocidade do vento sul, que alcançou 34 nós (cerca de 60 km/h) de intensidade e levou os barcos adernarem perigosamente.
A equipe do veleiro Diferencial, de Nelson Ilha, não conseguiu baixar a vela balão a tempo e acabou virando de lado, inundando por completo o cockpit. A tripulação tentou desvirar a embarcação, mas ela acabou afundando. Às 21h, as equipes conseguiram finalmente resgatar o barco.