O Figueirense goleou o Juventus no último domingo pelo Campeonato Catarinense e sabe quem foi a atração do jogo? Um torcedor. Destaque no Fantástico, na Rede Globo, ele não teve o nome revelado ao Brasil. Ficou a curiosidade. Nesta segunda-feira, descobrimos que a figura é Nereu Pereira Filho, morador de São José, na Grande Florianópolis.
O assistente administrativo foi apresentado ao país como "o sujeito que não parou de dançar um minuto", o "maluco" e como exemplo de torcedor que encara o calor com alegria.
Antes de virar atração no quadro de Tadeu Schmidt, ele foi - literalmente - o show do intervalo na transmissão ao vivo da RBS TV.
- Não sei que música estava tocando. Qualquer uma que movimenta o corpo me chama, é espontâneo. Na hora comecei a dançar - contou.
Aos 50 anos, o torcedor fanático do Figueira é casado, tem dois filhos e deixou de curtir a folga em Armação, onde estava, para encarar o calor e apoiar o time do coração.
Enquanto a esposa Olidina Maria Lima, 47 anos, foi buscar uma água, Nereu aproveitou o espaço livre da arquibancada para dançar.
- Não imaginei que ia repercutir tanto. Dancei para me divertir, não para ser atração. Quem me conhece sabe que sou assim - afirmou o ex-atleta, que mantém uma vida saudável, pratica atividade física e não consome bebidas alcoólicas.
Assédio
Domingo à noite, após a aparição em rede nacional, o telefone começou a tocar. A segunda-feira não foi diferente. Nesta terça, o "dançarino do Figueirense" participa ao vivo do Globo Esporte, às 12h45min, na RBS TV. Se vai repetir a performance? Ele diz que não e promete bis somente no Carnaval, apesar de não descartar uma palhinha na quarta, quando o Figueirense recebe a Chapecoense, no Estádio Orlando Scarpelli.
- Não me arrependo e até faria de novo se me desse vontade. A música e a dança são minhas paixões. Se existe reencarnação, acho que devo ter sido dançarino - disse.
Então, é bom prestar atenção ao Setor C, onde Nereu costuma ficar.
A performance
Nereu era só mais um torcedor que encarou o calor de domingo e foi ao Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. Até o intervalo do jogo. Foi quando ele começou a dançar e acabou flagrado pelas câmeras da RBS TV. A exibição na TV foi curta, mas durou uns 15 minutos no estádio. Difícil é repetir igualzinho a performance. Ele garante que é difícil ensinar porque não é uma coreografia fixa, mas algo que ele inventa na hora conforme o ritmo. Confira no vídeo abaixo:
Veja também um dos registros da dança no YouTube:
Esportes
Conheça Nereu, o torcedor-dançarino do Figueirense
Assistente administrativo parou no Fantástico depois de performance espontânea em Jaraguá
GZH faz parte do The Trust Project