A 33ª Mercopar, maior feira de inovação industrial da América Latina, se encerra nesta sexta-feira (18), em Caxias do Sul. A 34ª edição ocorrerá entre 14 e 17 de outubro de 2025.
A coordenadora de competitividade setorial do Sebrae no Rio Grande do Sul, Beatriz Sudbrack, destaca a movimentação intensa durante o evento deste ano, que se iniciou na terça-feira (15), ocupando o Centro de Eventos nos Pavilhões da Festa da Uva.
— O que vimos desde o primeiro dia foram os pavilhões lotados de expositores com muita tecnologia para a cadeia industrial e muitos compradores e executivos negociando produtos e soluções para suas empresas — conta Beatriz.
Ainda conforme a coordenadora, as expectativas são de que os números finais de negócios gerados consolidem esta edição como uma das mais bem-sucedidas da Mercopar. Os dados relacionados a movimentação deste ano serão divulgados à noite, após o encerramento oficial.
Em 2023, por exemplo, a Mercopar proporcionou aos expositores angariar R$ 563 milhões em negócios.
O otimismo é o mesmo para o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs) e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Ubiratã Rezler, que reforça a importância estratégica da Mercopar para a indústria gaúcha e latino-americana.
Segundo Rezler, a feira se destaca por integrar quatro pilares fundamentais da Fiergs: inovação, competitividade, retenção de talentos e a reconstrução econômica do Estado.
— A Mercopar é a principal feira de inovação industrial da América Latina, e faz total sentido para a Fiergs estar presente, desenvolvendo esses pilares. Aqui, vemos muita inovação e, ao mesmo tempo, promovemos a competitividade das indústrias, retendo talentos e gerando oportunidades para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul — cita Rezler.
Com 60% dos expositores vindos de diferentes cidades do Rio Grande do Sul, a feira reúne nomes da indústria e oferece oportunidades de negócios em áreas como tecnologia, automação, máquinas e equipamentos. Além disso, conta com a participação de prefeituras e sindicatos patronais, que apoiam empresas locais para se conectarem com o mercado e ampliarem as próprias redes de contatos.
A rodada de negócios, uma das atrações principais do evento, é descrita por Rezler como "impressionante", em razão da intensa troca de informações e fechamento de novos contratos.
— É uma feira extremamente positiva, que demonstra a força das indústrias gaúchas e o seu potencial de inovação e crescimento. A Mercopar é importante no calendário das feiras industriais do país e da América Latina como sendo a principal feira de inovação. Aqui se vê um trabalho extremamente propositivo de todas as indústrias, das entidades, trazendo informação, conteúdo, conhecimento e acolhendo as indústrias para mostrar o seu trabalho e fazer conexão — reforça Rezler.