Ainda na primeira hora do feirão da Concentrei, neste sábado (23), em Caxias do Sul, 200 pessoas já tinham passado pela triagem na busca por uma vaga de emprego. Segundo a organização, a primeira pessoa da fila chegou por volta de 7h. A expectativa é de que seis mil pessoas passem pela estrutura montada na Praça Dante Alighieri até as 16h. No local, três empresas estão fazendo entrevistas pessoalmente, contudo, outras 100 estão participando. Juntas, disponibilizam 500 vagas de emprego.
Uma mulher de 52 anos, moradora do bairro Cidade Nova, que preferiu não se identificar, foi ao feirão logo cedo. Ela está desempregada há seis meses e busca por uma vaga em fábricas:
— Eu tenho experiência com prensa e outros maquinários. Já consegui marcar uma avaliação prática pra semana que vem. Eu saio daqui aliviada, é um primeiro passo após tanto tempo de incertezas.
Da triagem à entrevista
Taís Medeiros, analista de marketing da empresa organizadora do evento, explica que quem chega ao feirão é, primeiramente, encaminhado para a triagem. Quatro funcionários da Concentrei fazem uma rápida entrevista com o candidato e avaliam o perfil.
— O público é variado, a maioria tem entre 20 a 50 anos, mas já tivemos 15 entrevistas com pessoas acima dos 60 anos. Aqui são todas vagas para contratação efetiva — reforça Taís.
Após essa triagem, caso o candidato se encaixe em vagas dos setores administrativo, produção, técnicas e de gestão, ele já vai para entrevista. Os demais serão encaminhados, a partir de segunda-feira (25), para entrevistas nas demais empresas parceiras.
Duas das empresas que participam desse feirão são a Susin e Francescutti, que oferecia oito vagas de operador de máquina, e a Mebraf, com oportunidades para auxiliar de produção, soldador e montador.
O trio Willian Damasceno, Roani Wagner dos Santos e a Luana dos Santos Propicio entrevista candidatos para a Susin e Francescutti na Praça.
— A nossa empresa fica no bairro Pioneiro, tem candidato que não tem como se locomover até lá. O feirão ser na Praça facilitou muito — afirma Luana.
A analista de RH da Mebraf, Aline Moreira, entrevistou nessa manhã cinco candidatos em uma hora. Dois deles já saíram com expectativa de contratação.
— Eu não imaginei que o evento ia atrair tantas pessoas e com perfil já qualificado para as vagas de emprego — comemora.
Para participar do feirão, o candidato deve ter em mãos a Carteira de Trabalho e o currículo.