A coluna convidou representantes de entidades da região para avaliar 2024 e projetar 2025. O presidente do Sindilojas Caxias, Rossano Boff, faz um balanço do ano que passou e fala das perspectivas para o ano que inicia.
Qual a avaliação de 2024?
Foi um ano positivo. Mesmo diante dos estragos no Estado causados pela chuva no mês de maio e junho, a infraestrutura urbana de Caxias do Sul praticamente não foi afetada. Em um primeiro momento, houve uma queda de consumo, porém, imediatamente a solidariedade tomou conta de Caxias, ocasionando um incremento bastante positivo no comércio. Eram pessoas doando, repondo o que haviam doado, comprando para doações. A população de Caxias foi solidária com a própria cidade, onde a movimentação do comércio local foi muito valorizada. O consumo local é o que movimenta a economia da nossa região, gera emprego, renda e, principalmente, os tributos, os quais o RS tanto precisa para reconstruir as regiões mais afetadas. Ainda, tivemos uma boa negociação na convenção coletiva, propiciando um reajuste dentro dos índices toleráveis e que não sobrecarregasse a saúde financeira das empresas, dentro dos percentuais de crescimento nas vendas. Tivemos uma evolução muito grande e significativa com relação à alocação dos vendedores ambulantes, o que será muito positivo para o trabalho de revitalização do nosso centro, mantendo as calçadas e parte da nossa praça central única e exclusivamente para o entretenimento e circulação de pedestres. Tivemos um final de ano com ares natalinos que, talvez, como há muitos anos não se via. A comunidade empresarial enfeitou suas lojas para melhor receber os clientes que valorizam e são fieis ao nosso comércio. Isso mostra uma conversa harmônica, de união e reconhecimento dos nossos valores. Que 2024 deixe saudade pelas vitórias e conquistas e que 2025 seja próspero e com muita saúde.
Quais as perspectivas para 2025?
A expectativa é sempre positiva quanto à chegada de um novo ano, pois o empresário do comércio é sempre muito otimista e esperançoso. Os desafios do dia a dia nos motivam a ser cada vez melhores, sempre em busca de formas diferentes de proporcionar ao comerciante o desenvolvimento e o fortalecimento de suas empresas. Levamos capacitação e estratégias para que os funcionários estejam motivados a atender cada vez melhor os seus clientes. O desenvolvimento do comércio tem sempre a parceria e o comprometimento dos nossos braços educacionais, sociais e culturais: Senac e Sesc, amparados e apoiados pela Fecomércio-RS. Também será um ano de muitos desafios, onde o andamento e a construção da reforma tributária trazem muita ansiedade. Mesmo que as adaptações às novas regras sejam a longo prazo, precisamos, enquanto comunidade empresarial, estarmos atentos e envolvidos para que se possa concluir uma reforma que seja saudável, que não penalize o empreendedor com uma carga tributária excessiva e que haja equilíbrio em relação ao tamanho do Estado.