A chegada de um novo ano é sempre um bom momento para balanço do que passou e para projeções para os próximos meses. Por isso, a coluna convidou representantes de entidades da região para avaliar 2024 e projetar 2025. Um deles é o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, Assis Melo.
Qual a avaliação de 2024?
Tivemos um bom ano. Se olharmos a questão dos trabalhadores, o desenvolvimento, o emprego, essas questões todas foram importantes. Algo a se lamentar ainda é, infelizmente, a questão dos juros. São juros altos em patamares fora de uma realidade nacional. Hoje, isso breca o desenvolvimento, vão ficando cada vez mais caros os produtos e acaba dificultando um desenvolvimento maior. Não podemos deixar de mencionar como um dos pontos altos do ano a nossa campanha salarial em 2024. Um acordo histórico do ponto de vista das conquistas: auxílio creche para as crianças e também a redução do valor do transporte. São questões importantes e necessárias para o conjunto dos trabalhadores e das trabalhadoras da nossa categoria. Tudo isso reflete o desenvolvimento e o amadurecimento da nossa categoria e, claro, leva em conta também a própria sensibilidade da classe patronal aqui de Caxias que entendeu a necessidade de atender a essas reivindicações.
E as perspectivas para 2025?
A perspectiva para 2025 é de que o país continue se desenvolvendo, que os trabalhadores e trabalhadoras cada vez mais tenham melhores condições de vida. O sindicato, em 2025, continuará na luta pela correção da tabela do Imposto de Renda, pois isso significa um maior aumento salarial para os trabalhadores. Também continuaremos defendendo questões importantes como a redução da jornada de trabalho, que é uma bandeira histórica dos trabalhadores. Essas bandeiras, certamente, no próximo ano farão parte de uma grande campanha, talvez até em âmbito nacional. Mas nós, em Caxias, vamos estar imbuídos de fazer uma grande campanha sobre esses dois temas.