Dos mais de 260 mil imóveis inscritos no cadastro imobiliário de Caxias do Sul, 51.791 efetuaram o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo até a última quarta-feira (27). Esse número representa 19,89% dos imóveis com as taxas quitadas de forma antecipada, injetando mais de R$ 44 milhões nos cofres da prefeitura.
O pagamento da cota única pode garantir descontos de 7% a 12% aos caxienses até a próxima quinta-feira (4). A porcentagem mínima (7%) é para quem ainda tem alguma pendência a ser regularizada com o município, enquanto a máxima (12%) é para aqueles que apresentavam situação regular até 30 de novembro.
A Secretaria Municipal da Receita estima que 120 mil pessoas devam quitar as taxas de maneira antecipada na cidade. Nesse ano, o acesso as guias é feito somente de forma online, tanto pelo site da prefeitura como pelo aplicativo Cidadão Online Caxias do Sul, disponível para iOS e Android.
Se optar por acessar a guia via site da prefeitura, o contribuinte encontrará nos ícones de destaque um link para acesso ao IPTU. Ao clicar, é possível buscar o boleto tanto via gov.br — para proprietários de imóveis —, quanto por inscrição do imóvel e CPF para locatários. É possível também optar entre o modelo parcelado com boleto online ou impresso. A postagem pelos Correios está prevista para a segunda quinzena de março.
Segundo a diretora de Rendas Imobiliárias da Secretaria da Receita, Rosa Maria da Silva Borges, o percentual de quase 20% dos contribuintes realizando o pagamento de forma online e antecipada mostra que a digitalização dos processos tem facilitado o acesso dos moradores.
— Estamos conscientes de que podemos melhorar o projeto e os acessos, e o faremos para atender às sugestões da nossa comunidade, e assim melhorar ainda mais a experiência digital dos nossos usuários.