Além das tradicionais festas, o final de ano também é marcado pela chegada de impostos. Quem mora em Caxias do Sul, deve ficar atento ao prazo de pagamento do IPTU se quiser desconto na hora de quitar. Mas outro ponto que deve ter atenção é em relação ao fim da versão impressa da guia para a cota única, a qual tem desconto no pagamento de até 12%. O reajuste deste ano no imposto é de 4,82%. O acesso da guia online pode ser feito tanto pelo site da prefeitura quanto pelo app Cidadão Online - Caxias do Sul.
Para acessar o IPTU, o morador de Caxias deve ir no site da prefeitura, onde, logo nos ícones em destaque, consta a opção para acessar a guia do imposto. Ao clicar, é possível buscar o boleto tanto via gov.br — para proprietários de imóveis —, quanto por inscrição do imóvel e CPF para locatários. É possível também optar entre o IPTU parcelado com boleto online ou impresso. A postagem pelos Correios está prevista para a segunda quinzena de março.
Para proprietários
Para quem for via gov.br, na primeira opção disponível no site, basta informar os dados já cadastrados na plataforma, por meio de CPF e de senha. Depois, é só autorizar que a prefeitura tenha acesso aos dados e abrirá uma aba, onde é possível escolher qual o imóvel o proprietário deseja imprimir a guia. Após selecionar o imóvel, é necessário informar a data de pagamento.
Nesta mesma aba, é possível escolher entre o IPTU consolidado (cota única) ou parcelado. Para quem paga até 4 de janeiro, pode ter de 7 a 12% de desconto. O mínimo é para quem ainda tem alguma pendência a ser regularizada, enquanto o máximo é para quem está com tudo em dia até 30 de novembro de 2023.
Proprietários que tiverem pendências anteriores a serem regularizadas, podem clicar na aba "carnê dívida ativa" para consulta.
Para locatários
Para locatários, a segunda opção no site, é necessário informar o CPF do proprietário e a inscrição cadastral do imóvel, tanto para a guia da cota única quanto para parcelado. Por fim, é preciso informar a data em que será feito o pagamento.
O que fazer quando não sabe o número da inscrição?
Caso o locatário não saiba o número da inscrição, na quinta opção do site do IPTU é possível consultar o número. Basta informar o CPF ou CNPJ do proprietário e o nome da rua do imóvel. Na própria aba, é possível copiar o número da inscrição e depois ir em "clique aqui" para ser direcionado para a página de impressão da guia. Caso o proprietário possua mais de cinco imóveis na mesma rua, será preciso informar o número predial.
Acesso ao IPTU por app
Disponível tanto para App Store quanto para Google Play, o morador de Caxias também pode acessar o IPTU pelo app Cidadão Online - Caxias do Sul. Na primeira tela, o usuário deve clicar em "IPTU" e depois informar a inscrição cadastral do imóvel e o CPF ou CNPJ do proprietário.
Após informar os dados, será possível selecionar o imóvel cadastrado e o imposto devido. Depois, é só selecionar se o pagamento será em cota única ou parcelado e será gerado o código de barras, que pode ser copiado ou enviado por e-mail.
O passo a passo feito pela prefeitura também auxilia, tanto para o site quanto para o aplicativo. Confira abaixo:
Outras informações sobre o IPTU 2024
O carnê impresso de cota única só estará disponível de forma impressa para quem tiver dificuldades de emissão pela internet. Neste caso, o contribuinte terá que solicitar o documento na unidade do Tudo Fácil, localizado no Bourbon Shopping San Pelegrino.
Quem optar pela modalidade de pagamento online terá duas oportunidades para fazer o pagamento, com descontos proporcionais:
- 4 de janeiro: desconto de 12% para quem estiver em dia (até 30 de novembro de 2023) e 7% para quem tiver pendências.
- 8 de fevereiro: desconto de 10% para quem estiver em dia (até 30 de novembro de 2023) e 5% para quem tiver pendências.
- Quem optar pelo parcelamento, continuará a receber o carnê impresso, sendo que o vencimento da primeira parcela será no dia 10 de abril de 2024.
A reposição abaixo dos 5% é calculada a partir do índice de preços ao consumidor (IPCA), que define a inflação. A base de cálculo é referente ao período de novembro de 2022 a outubro de 2023. Segundo a prefeitura, este reajuste de acordo com a inflação é obrigatório. Em 2023, o aumento foi de 6,47% e em 2022, de 10,67%.
Com a digitalização do IPTU, a prefeitura de Caxias calcula ter uma economia de R$ 500 mil, já que não haverá a postagem dos boletos. Em função disso, também haverá um desconto de R$ 2,50 por carnê para quem optar pelo pagamento por meio dos canais digitais.