Começa nesta terça-feira (12), em Bento Gonçalves, a Wine South America, uma das maiores feiras de negócios do setor na América Latina. A programação segue até a quinta-feira (14) e a expectativa da organização é de movimentar mais de R$ 30 milhões em negócios para o setor vitivinícola. O evento começa às 12h e segue até às 19h no Fundaparque.
A programação contempla mais de 2 mil reuniões de negócios em projetos nacionais e internacionais. Participam da feira compradores internacionais vindos da Colômbia, Estados Unidos, Rússia, China, Singapura, Japão e Coreia do Sul. Além de profissionais de todas as regiões do Brasil. São esperados mais de 7 mil compradores nos três dias de evento.
De acordo com a gestora da feira, Jussara Konrad, todas as regiões produtoras do Brasil estarão representadas nesta edição do Wine South America:
— Nós nos posicionamos como uma feira de vinhos para novos mercados. (Para) O comprador de vinho que quer buscar rótulos nacionais, na Wine South America é o lugar ideal para isso. Claro que nós temos também a participação internacional, que neste ano está maior do que todas as edições anteriores, com mais de 20 países apresentando os respectivos rótulos na feira — destaca.
Um dos destaques da programação da feira é o Wine Tasting - Espaço Masterclass, que terá curadoria da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS). Nesse espaço, ocorrem aulas com especialistas, produzindo conteúdos que ajudam os participantes a compreender o mundo do vinho em diversas dimensões e características. Além deste, outro espaço será dedicado a degustações e harmonizações guiadas e organizado por uma das maiores feiras de vinhos do mundo, a Vinitaly, que trará nomes como Manoel Beato, sommelier do restaurante Fasano, para comandar degustações de vinhos italianos.
— O foco principal da feira são vinhos, espumantes e suco de uva, mas nós temos também espaço para acessórios e equipamentos para o mundo do vinho e cachaça e azeite de oliva. São setores correlatos também que estão expondo aqui — acrescenta Jussara.
Novidades na Wine South America
Entre os destaques da edição da feira, Jussara chama atenção para a estreia da multinacional francesa Chandon. A empresa se prepara para a reabertura aos visitantes em sua adega no município de Garibaldi.
— É a primeira vez que a Chandon expõe os seus premiados espumantes na Wine South America e neste ano ela comemora 50 anos. Então é bem legal, é um momento bem oportuno para estarem debutando aqui na feira — destaca.
Além da estreia da multinacional, a feira também marca o lançamento oficial da Denominação de Origem (DO) Altos de Pinto Bandeira, uma conquista de novembro de 2022. Os primeiros espumantes que levam o selo já começam a chegar ao mercado. Essa é a segunda Denominação de Origem do Brasil.
A DO é uma forma de impor regras à produção de vinhos de determinada região para que o produto mantenha sua qualidade, desenvolvendo características que representam aquele local.
Serviço:
O quê: Wine South America
Quando: de terça (12) a quinta-feira (14), das 12h às 19h
Onde: Fundaparque (Alameda Fenavinho, 481 - Fenavinho, Bento Gonçalves)
Ingressos: pelo site www.winesa.com.br/visitante/ingressos, a partir de R$ 200