Este conteúdo integra a coluna Caixa-Forte do jornal Pioneiro, onde a jornalista Juliana Bevilaqua está atuando como interina.
Um programa de capacitação profissional gratuito da prefeitura de Caxias do Sul, voltado a empreendedores ou a quem deseja empreender, entra em uma nova etapa com intuito de estar mais próximo das comunidades. A segunda fase do Capacita Caxias irá aos bairros da cidade para oferta de cursos e também lançará formação específica para a zona rural.
O primeiro bairro contemplado será o Santa Catarina. Serão dois dias de curso sobre dicas de como vender melhor, inclusive nas redes sociais. A formação ocorre no salão da igreja nesta terça (4) e quarta-feira (5).
— O programa já tem seis meses e percebemos que muita gente tinha dificuldade de ir até a prefeitura por diferentes motivos, como falta de passagem de ônibus. Então, resolvemos levar para as comunidades. Já estamos em tratativas para levar para a zona norte da cidade também — explica o secretário do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Élvio Gianni.
Já a formação para o interior será lançada na quinta-feira (6). O projeto Turismo Rural será apresentado na Pousada Bom Pastor, localizada na Estrada do Imigrante, na Terceira Légua. A região será a primeira a ser contemplada na zona rural por ter um grande número de empreendimentos com potencial turístico. São, conforme o secretário, 30 estabelecimentos:
— A localidade tem uma pegada turística e a gente vê que está andando. Mas dá para melhorar.
A capacitação será realizada ao longo de um ano nos próprios empreendimentos — além de pousada, a Terceira Légua tem cantinas, cafés e restaurantes. Embora as aulas ocorram na localidade, pessoas de qualquer região da cidade podem ser inscrever no site da prefeitura.
O Capacita Caxias está em funcionamento desde outubro de 2022.