Maior feira de indústria e inovação da América Latina, a Mercopar movimenta o trade turístico de Caxias do Sul. A rede hoteleira é um dos segmentos mais beneficiados. O Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) diz que os leitos já estão quase esgotados para o período da programação, que vai de 18 a 21 de outubro. Porém, os hotéis da região têm vagas disponíveis. Mas, nesta edição, estabelecimentos do segmento de turismo junto com promotores do evento e poder público se mobilizam para fazer com que o visitante também aproveite outras atrações do município.
Uma reunião na semana passada tratou os desafios para que isso se concretize. A coordenadora de projetos de Turismo e Economia Criativa do Sebrae RS, Amanda Bonotto Paim, destaca que a expectativa é de que a feira receba 25 mil visitantes durante quatro dias, um dia a mais do que no ano passado. O número de expositores também está maior em 60%, conforme ela. São 470 confirmados nesta edição. Ou seja, é mais público circulando pela cidade.
— Queremos estimular que as pessoas também venham para conhecer a região, conhecer a variedade de Caxias. Esse é o nosso desafio: levar a feira para fora dos Pavilhões (da Festa da Uva). Caxias tem uma boa rede hoteleira. O desafio é conseguir extrapolar os serviços, que se consiga agregar valor e experiências — explica Amanda.
Quem irá trabalhar em parceria com a Mercopar é a agência KS Tour, que promoverá o turismo receptivo. Isso significa que a empresa vai receber os visitantes para levá-los para rotas e empreendimentos turísticos na cidade:
— A KS está preparada para atender o público Mercopar com experiências turísticas memoráveis, que vão desde o tradicional city tour ao tour cervejeiro, vinícolas, farta gastronomia, visita a indústrias, passeio em veículos temáticos e um jantar show típico gaúcho. Esperamos, em parceira com hotéis, restaurantes, empresas transportadoras, guias, enfim, parceiros do trade, realizar um turismo receptivo que mostre que Caxias do Sul é uma cidade para se fazer, além de grandes negócios, turismo — explicam os proprietários Karen Sbabo e Leandro Sbabo.
Entre as atrações que os turistas poderão apreciar, está um jantar em um Centro de Tradições Gaúchas (CTG), no dia 19 de outubro. Com limite de 300 pessoas, o evento vai ter apresentação das invernadas juvenil, adulta e veterana no CTG Heróis Farroupilha, que tem 33 anos e fica no bairro Kayser.
— O objetivo é transmitir a cultura para todo o país. Nossos usos e costumes através das comidas típicas, danças — comenta o vice-patrão do CTG, Gilberto Barros.