O movimento do primeiro dia de Tricofest, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, despertou o otimismo dos lojistas para o sucesso do evento. No início da tarde de sexta-feira (13), apesar de os corredores não estarem lotados, eles reconheciam que as vendas estavam acima do esperado para um início de evento. O otimismo é um bom sinal para a 1ª edição da feira, cuja organização espera receber 60 mil visitantes e movimentar R$ 6 milhões, apenas entre os malheiros, ao longo de seis finais de semana.
A Tricofest proporciona a retomada de eventos do setor na cidade reconhecida por ser um dos polos malheiros da Serra. Antes, se reuniam na Festimalha, que agora passará a integrar a Nova Expo, um evento marcado para agosto e que abrangerá também o 1º Winterfest.
Jonas Knost, membro da coordenação da Tricofest e diretor de Marketing do evento, diz que esses números projetados estão baseados no potencial turístico da cidade, na expectativa dos malheiros sobre as próprias coleções e no histórico de feiras de Nova Petrópolis.
— A expectativa é a melhor possível nessa retomada do setor malheiro em forma de eventos. Depois de dois anos em virtude da pandemia, agora estamos voltando — pontua.
A expectativa é a melhor possível nessa retomada do setor malheiro
JONAS KNOST
Membro da coordenação da Tricofest
A primeira impressão do evento aos visitantes parece ter sido positiva. Uma forte atração é o fato de que não há cobrança de entrada e nem de estacionamento.
— Quando a família vem com quatro ou cinco pessoas, já daria o preço de uma malha. Tem muita gente dizendo que vem porque não precisa pagar a entrada. E, depois de tanto tempo, então, nossa, a expectativa é a melhor — conta Adriana Both, vendedora da NLH Malhas, de Nova Petrópolis.
Além da cidade sede da Tricofest, também estão presentes malheiros de Picada Café. No total, são 24 expositores de tricot. Na Schmitt Tricot, de Picada Café, a expectativa é movimentar R$ 300 mil durante a programação:
— O movimento está bom. Quando a gente abriu, já tinha um ônibus e têm muitas excursões agendadas — comemora Maria Inês Schmitt, proprietária da empresa.
O ponto alto da feira deve ser o final de semana do feriado de Corpus Christi, quando funcionará de quinta a domingo. Nas demais semanas, abre de sexta a domingo. O feriadão tradicionalmente atrai muitos visitantes à Região das Hortênsias, até porque faz bastante frio nesse período. Mas a característica turística embala as vendas já no primeiro dia.
É o caso de Leonor Leite de Souza, que mora no Mato Grosso e está em Gramado a passeio. Ao sair da cidade vizinha para uma visita a vinícolas na Região Uva e Vinho, ela viu propaganda da Tricofest e decidiu passar por lá. Na sexta-feira à tarde, comprou um cardigã para presentear em um malha leve, apesar do calor predominante no centro-oeste do país:
— Estou levando para a minha secretária que ficou cuidando da minha cachorrinha. É o que dá para usar na nossa região — detalha.
Quem também aproveitou o primeiro dia da feira para passear foram as amigas Angelita Vilpert, moradora de Nova Petrópolis há três meses, e Sonia Macedo, que reside em Brasília. Ainda pesquisando antes de comprar, a dupla aprovou a organização da Tricofest:
— Eu gostei do evento, achei legal, arrumadinho, bem espaçoso — ressalta Angelita.
E para Brasília, uma malha leve cai bem:
— É tudo muito bonito. Gostei muito das peças — comenta Sonia.
Quem for à Tricofest encontrará uma gama variada de produtos. Na Elise Malhas, por exemplo, a maior parte da coleção é para crianças, mas também há itens para pets:
— Está bem movimentado. Mais do que a gente imaginou, inclusive para vendas. E a primeira peça que a gente vendeu hoje foi para pet — aponta Luiza Wedij Federcen, vendedora da loja.
Outros setores representados
Além de malhas, a Tricofest reúne uma gama de produtos variados, como artesanato, itens de beleza, semijoias, cobertores em uma área específica. Entre os participantes, está a SB Lareiras Ecológicas, que na tarde de sexta-feira se preparava para enviar produtos já vendidos na feira.
— A expectativa é superar o último ano, porque estávamos no segundo piso e agora viemos para o primeiro. E não podemos reclamar, começou bem — aponta Alessandro Barbosa, proprietário da empresa.
O evento serve como uma forma de expor produtos e de se interligar com Nova Petrópolis:
— A gente quer fazer parte da cidade. Tudo o que tiver de eventos, acho que a participação ajuda bastante. A nossa expectativa é de divulgação mesmo — salienta Joana Gabriel, proprietária da Horta da Beleza, que pela primeira vez participa de uma feira em Nova Petrópolis.
Como a Tricofest está organizada
A Tricofest conta com três pavilhões. O principal deles é ocupado pelos estandes das malharias e pela área gastronômica principal, que valoriza principalmente a cultura germânica. Em um segundo espaço, estão as empresas que comercializam acessórios e produtos que complementas as peças de inverno, além de produtos e serviços diferenciados. No terceiro pavilhão estão os food-trucks com uma variedade de lanches e refeições.
Shows aos finais de semana
Aos sábados e domingos, a programação da Tricofest terá atrações musicais locais. Além da bandinha típica alemã, que estará recepcionando os visitantes, acontecerão dois shows acústicos nesse final de semana: Acústico Leebe no sábado, e Gerson Müller no domingo, ambos às 14h. O DJ Edu Rother estará no espaço food-trucks no sábado e domingo, sempre a partir das 15h.
Abertura oficial
Funcionando desde a sexta-feira, a Tricofest terá a abertura oficial neste sábado, às 10h, com a presença de autoridades.
Programe-se
O quê: 1ª Tricofest Nova Petrópolis.
Quando: 13 de maio a 19 de junho, de sextas a domingo. Também abrirá no feriado de Corpus Christi (16 de junho), das 10h às 19h.
Onde: Centro de Eventos de Nova Petrópolis (Avenida Padre Affonso Theobald, 1700).
Quanto: Ingresso e estacionamento gratuitos.
Expositores do segmento de malha tricot
- Schmitt Tricot
- Malharia da Pequeninha
- Cristal Malhas e Couros
- Spasseto
- Sensuél Tricot
- Malhas Imperial
- Nichen Tricot
- Inventus
- Malharia Brilhante
- Daniza Tricot
- Nlh Malhas
- D Nenê & 10 Colados
- Sublime Tricot
- Laila Luisa
- Grecy Tricot
- Knorst Malhas
- Mr. Kny
- Michele Tricot
- Tricoart
- Mão Única Tricot
- Schmitt Kids
- Elise Malhas
- Mr. Kny Junior
- Anelu Tricot
Expositores de acessórios, produtos e serviços diversos
- Exitus Jóias
- Doce Íntimo
- Plenosono Colchões
- Sb Lareiras Ecológicas
- Romeu Jardins e Suculentas
- Vila Aroma
- Miss Gayah
- Ok Couros
- Center House
- Horta da Beleza
- Sarwey Confecções
- Tenda do Chimarrão
- Foto na Neve
- Nirvana Enxoval
- Rose Schuch Roupas de Bonecas
- Jeans & Jeans
- Sereia Tropical
- D’ Marju
- Nova Imóveis
Expositores da área gastronômica área interna
- Cervejaria Edelbrau
- Cervejaria Traum
- Embutidos Esperança
- Casa de Cucas
- Confeitaria Sensação
- Tarralo's Café
- Kaffeehaus Café Colonial
- Divino Doce Doceria Artesanal
- Produtos Rodeio
- Cacau Show
Expositores da área gastronômica food-trucks
- Cervejaria Edelbrau
- Cervejaria Traum
- Wazla Burger
- Tia Berre
- Felipe’s Lanches
- Casa Pizza
- Buteco do Taura