Cerca de 60 pessoas prestigiaram, na manhã desta terça-feira (19), a um evento inédito para Caxias do Sul: o primeiro realizado pela prefeitura no metaverso. A iniciativa foi da secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, que utilizou a tecnologia de realidade virtual, imersiva e compartilhada para falar sobre o InovaCaxias — programa desenvolvido a partir de lei municipal que prevê a redução de alíquota de Impostos sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) de 4% para 2% para projetos de inovação de empresas certificadas.
A explicação do passo a passo a empresas interessadas foi feita por meio de avatares (representações virtuais) do titular da pasta municipal, secretário Élvio Gianni, e a diretora de Inovação da pasta, Raissa Camps, do palco de um auditório virtual desenvolvido pela TecnoBridge, empresa caxiense que foi parceira nesta ação.
O evento realizado na terça-feira representa um marco não apenas para a cidade, mas também para o país, considerando-se a adesão ao metaverso por parte das administrações municipais.
— A prefeitura de Caxias do Sul é a primeira do Brasil a fazer reunião no metaverso para público externo, com apresentação de programa, explanação, aberta à participação — afirmou o diretor executivo da empresa, Pedro Bocchese, que integrou a equipe de apoio à transmissão, realizada da sede da secretaria.
Ele diz ainda que uma busca feita por ele e pelo próprio secretário Gianni constatou que, até então, o metaverso foi utilizado por prefeituras brasileiras somente em reuniões internas, nas cidades de Uberlândia (MG) e Gravataí (RS).
— Foi um evento realmente inovador, levando ao público a novidade da primeira lei municipal que reduz imposto para incentivo à inovação, nessa nova modalidade, o metaverso, que permite às pessoas estar a qualquer momento, em qualquer lugar do mundo, de forma prática e interativa. Basta ter internet — observou Gianni.
Segundo ele, desde que o evento fora anunciado, inúmeras prefeituras o procuraram para obter mais informações acerca da realização.
— A gente sabe da importância que Caxias do Sul tem aqui para a região e para todo o Estado e que, por conta disso, outros municípios esperam o nosso protagonismo. Estamos entre as cidades mais inovadoras do Brasil. Decidimos sair do mundo das ideias e trazer o Poder Público para um sistema moderno, mostrar na prática que a prefeitura, mesmo com dificuldades, pode estar falando de forma atualizada, contando, claro, com a colaboração de entidades, propondo um espaço colaborativo com ideias boas e do bem — completou o secretário.
O encontro em realidade virtual teve duração de aproximadamente uma hora. A participação do público se deu por meio de um link de acesso divulgado pela prefeitura, em que era necessário apenas digitar o nome para participação — sem necessidade de ligar a câmera ou de dispor de um equipamento de realidade aumentada.
Com o mouse, o público podia navegar pelo ambiente, mantendo-se na perspectiva de plateia, com avatares que ocupavam o espaço do entorno. No palco, os avatares dos representantes da prefeitura, Gianni e Raissa, se movimentavam conforme a fala e o comando dado por eles, pelo computador.
A animação disponibilizada pela TecnoBridge realizava cinco movimentos aleatórios, a partir de comandos dados por quem estava falando. Da mesma forma, pelo computador, a dupla controlava os slides apresentados ao fundo do palco imitando uma projeção utilizada em encontros presenciais.
Após explanação inicial, foi aberto no protocolo espaço para perguntas da plateia — que pôde participar por meio de uma caixa de conversa, com interação desde o início do evento.
InovaCaxias aprova primeiro projeto
Em entrevista concedida após o evento virtual, ainda na manhã desta terça-feira, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego afirmou que dez projetos estão sob análise da comissão responsável pela avaliação de inscritos no Programa Inova Caxias. Um deles, confirma Gianni, já foi aprovado.
— Começamos a receber os projetos em março e um já foi aprovado. Vamos divulgar apenas quando for entregue a certificação, provavelmente em um evento com a presença de outras empresas que também venham a ser aprovadas — disse Gianni, adiantando apenas que os projetos inscritos propõem inovações para diferentes áreas, como a da reciclagem e da iluminação pública.
A avaliação dos projetos é feita conforme eles vão sendo inscritos junto à prefeitura e não há um prazo padronizado para avaliação e aprovação, segundo resposta dada por Raissa a um participante durante o evento.
— À medida em que os projetos vão chegando, a gente reúne a comissão na frequência que for necessária para avaliação e retorno quase imediato à empresa. Estando os documentos de acordo, a comissão retorna com posicionamento e, posteriormente, com o certificado — explicou a diretora.
SAIBA MAIS
A Lei Complementar nº 671, de 16 de dezembro de 2021, que instituiu o Programa Inova Caxias, foi regulamentada por decreto assinado durante a realização da Festa da Uva, no Solo de Inovação, ainda o mês de fevereiro e teve comissão avaliadora formada em março de 2022.
Empresas e startups podem ser contempladas pelo incentivo com um ou mais projetos. Para inscrição, é preciso entregar documentação conforme Instrução Normativa, no Protocolo Geral da Prefeitura de Caxias do Sul, com endereçamento à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego.
Detalhes sobre o programa e o regramento podem ser conferidos no site da prefeitura.