Cada vez mais interligadas, a fusão da internet e da televisão foi o assunto no Palco Principal da Gramado Summit na manhã de sexta-feira (8). A gerente sênior do regulatório na área de estratégia e tecnologia da TV Globo, Ana Eliza Faria e Silva falou sobre a transformação da televisão e a chegada da TV 3.0. A maior edição da história da Gramado Summit chega em seu último dia com uma programação que se estende até as 17h20min, quando está previsto o encerramento da conferência de inovação.
Segundo Ana Eliza, a TV 3.0 será a mescla de conteúdos online e offline já a partir de 2024, para uma experiência integrada e interativa com foco no consumidor. Além disso, terá mais qualidade de imagem, com tecnologia 8k.
Por meio do novo conceito TV 3.0, a programação para o telespectador será mais personalizada, através da oferta combinada de múltiplos formatos de conteúdo, promovendo o conhecimento do consumidor e permitindo ativação de marca em diversos momentos da jornada do usuário. Já a interação poderá ser coletiva ou personalizada e possibilitará a ampliação da inclusão com outras formas que beneficiem este público, como audiodescrição e interpretação de libras.
— A RBS conhece você e se você é fã do conteúdo, você recebe uma oferta personalizada para seguir acompanhando o programa, mesmo que não seja sequência natural do canal linear, ele vai seguir com o seu perfil, não com a grade. Você não precisa entender como aquele conteúdo vai chegar a você, sem sair do canal, sem logar — explicou a gerente sênior.
Essa foi a primeira vez de Ana Eliza na Gramado Summit e, de acordo com ela, a mudança daqui dois anos tem como maior objetivo fazer com que o público aproveite da melhor forma o conteúdo.
— A RBS é uma grande parceira. É uma construção, a gente acha que tem muito potencial para construir muitas ofertas bacanas. Isso consegue que a marca fale exatamente, dentro de um contexto, com o público que é fã da marca e essa é uma entrega muito bacana que vai ser um grande diferencial para a RBS TV. Falamos aqui na palestra do case dos Destemperados (em relação ao conteúdo), mas a oportunidade local e a potencialidade das marcas locais nesta direção com certeza é maravilhoso. — justificou.
Programação segue ao longo da tarde de sexta
No último dia, a Gramado Summit segue com palestras nos quatro palcos. Às 15h40min o filósofo Luiz Felipe Pondé falará sobre “O mundo virtual e suas consequências na vida real hoje e no futuro”, no Palco Principal. Já no Palco Share, às 16h, o supervisor executivo de mídias sociais da Globo, Carlos Ferreira, e a diretora de operações da Brunch, Ana Paula Passareli, vão abordar o desafio de conciliar produção de conteúdo com entretenimento.
Além disso, às 15h30min, está prevista a batalha de startups, no estande da Ventiur Aceleradora. As três empresas iniciantes que concorrem e que podem ganhar um cheque de R$ 200 mil a R$ 1 milhão são ConectaDent, Fazenda Cheia e Pede que Nutre.
O encerramento da conferência de inovação, está marcado para as 17h20min, com possibilidade de atraso, terá a presença do governador Ranolfo Vieira Jr.