Encerra-se nesta sexta-feira (8) a imersão no mundo do empreendedorismo, tecnologia e inovação proporcionado pela Gramado Summit, no Serra Park. Nesta edição mais de 6 mil pessoas participaram da programação. Para o ano que vem, a organização projeta 10 mil visitantes.
Segundo o CEO da conferência de inovação, Marcus Rossi, o recorde de público batido em 2022 era desejado, mas mesmo assim surpreendeu. No primeiro dia, simultaneamente, 3 mil pessoas chegaram logo para a primeira palestra do evento.
— Para mim superou todas as expectativas que eu tinha e que são as mesmas que cada uma das pessoas que fazem parte do time tinham. Enquanto empresa tínhamos expectativa de 4 mil pessoas, eu achava que ia a 6 mil, mas isso era algo mais meu, chutando alto. Quando vimos que realmente tínhamos credenciado (esse número), foi algo surpreendente. Nunca tinha acontecido também das pessoas consumirem o primeiro conteúdo da Gramado Summit, (anteriormente) as pessoas iam chegando aos poucos — recorda Rossi.
Com a meta pessoal superada, o CEO já visa 2023. Logo na sua fala de abertura da quinta edição, já lançou a pré-venda de ingressos para o próximo ano e almeja quase duplicar o público em 12 meses: expectativa de 10 mil entre os dias 12 e 14 de abril.
— Entendemos como o evento é importante para o país, hoje 80% do público é do Brasil inteiro e busca Gramado como destino de inovação. Durante três dias somos o maior polo de inovação do Brasil e demonstra que nosso conteúdo é relevante desde o início da manhã até o final do dia.
Agora, de 2022, ficam os ensinamentos, de acordo com o idealizador. Devido ao intenso congestionamento do primeiro dia, a empresa assumiu o custo do estacionamento do local, antes cobrado em R$ 30 por dia e, para a sexta edição, pretende assumir a praça de alimentação, onde há problemas de fila e falta de mesas para consumação.
— A gente fez uma negociação para que a Gramado Summit conseguisse assumir o estacionamento do espaço e isso abriu um precedente muito legal porque até então, quando a gente aluga uma área tão grande, em alguns setores não conseguimos gerência. Existem empresas muito legais que trabalham aqui, mas a gerência daquele serviço não é nossa. A gente percebeu que com o público da Gramado Summit, abrindo o precedente que abrimos de oferecer o estacionamento gratuito, a gente pode aplicar para a área da gastronomia também — explica Rossi.
Para o último dia
Muito aguardada pelas empresas iniciantes participantes, a batalha de startups terá sua grande final nesta sexta. Essa é a segunda vez que a Ventiur Aceleradora promove o evento dentro da programação da Gramado Summit para investir de R$ 200 mil a R$ 1 milhão em uma startup. De mais de 30 inscritas, 20 foram selecionadas e seis passaram para a semifinal. Hoje, as três melhores apresentarão suas ideias e a melhor leva o cheque.
— A Ventiur tem vários veículos de investimento, temos mais de 260 investidores e ela pode investir por exemplo R$ 200 mil R$ 500 mil, na última batalha investimos R$ 600 mil, mas se a startup está captando recursos maiores, tipo R$ 2 milhões, podemos investir R$ 1 milhão e nossos parceiros ou investidores podem coinvestir chegando a R$ 2 milhões, conseguimos aumentar o investimento através da nossa rede — explica o diretor de operações e sócio da investidora em startups, Guilherme Kudiess.
Ana Eliza aborda a TV 3.0
Além disso, às 11h40min, no palco principal, a gerente sênior do regulatório na área de estratégia e tecnologia da TV Globo, Ana Eliza Faria e Silva palestrará sobre a transformação da televisão e a chegada da TV 3.0.
— Pensar na evolução da TV é algo que me instiga e que vem me acompanhando durante a minha carreira. Assim que a gente colocou no ar a TV digital, a gente já começou a pensar o que vem depois e, nesse momento, a gente construiu essa visão da TV 3.0. É a TV do futuro. É um ambiente integrado, que funde e que mescla as várias formas da gente consumir conteúdos. Ela consegue ser personalizada sem perder essa capacidade de gerar conversa e falar com todos — adianta Ana Eliza.
Programação de sexta-feira (8)
Palco Principal
10h: "A sigla agora é DNGB - Digital Native Growth Brands", com Felipe Siqueira, co-founder da Oficina Reserva.
10h20min: "A vida é tudo o que você faz com ela", com Pedro Janot.
11h: Palestra com Alfredo Soares, vice-presidente institucional da VTEX.
11h20min: "Como eu vim parar aqui eu só tenho 6 anos: mantendo a relevância nas redes sociais", com Veronica Oliveira, founder da Faxina Boa.
11h40min: "TV 3.0: a transformação da televisão", com Ana Eliza Faria e Silva, Senior Regulatory Manager da Globo.
12h: "O mercado do entretenimento e influenciadores digitais", com Pedro Gazzola, CEO da Roda Digital; Gustavo Tubarão, influenciador digital; Enaldinho, influenciador digital; e Kelly Dores, editora-chefe da Propmark.
13h20min: "Vida real/venda real", com o palestrabte Marquinhos Malaquias.
14h: Palestra com Helena Bertho, head global de diversidade e inclusão da Nubank.
14h20min: "Hyperlooptt e seus impactos", com Ricardo Penzin, diretor America Latina da Hyperloop Transportation Technologies.
14h40min: "Novos negócios a partir do posicionamento pessoal e profissional", com Everton Rosa, fundador da Myself Club.
15h: "Como criar uma scale-up em um mercado novo", com Mariana Dias, CEO da Gupy.
15h20min: "A vida de uma startup após o exit", com Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy.
15h40min: "O mundo virtual e suas consequências na vida real hoje e no futuro", com o filósofo Luiz Felipe Pondé.
16h20min: "Sebrae like a boss".
17h: "DNVBS e o potencial do mercado de e-commerce", com Rapha Avellar, founder da Adventures.
17h20min: "A mudança que você faz no mundo", com Marcos Piangers, comunicador e autor de best seller.
Palco Share
10h: "De CMO para FMO: a nova jornada do profissional de marketing", com Simone Gasperin, customer success da Bpool.
10h30min: "Os desafios das micro e pequenas empresas para vender na internet em 2022", com Alan Costa, CEO da Produzindo Digital.
11h: "Como minha marca pode se apropriar das tecnologias para melhorar jornadas", com Francisco Zanetti, head digital da Hogarth Worldwide.
11h30min: "Aprendizados do empreendedorismo para escalar a tomada de decisão", com Renato Chu, cofundador e CEO da Mindminers.
13h: "Geração de demanda recorrente, construindo uma máquina de resultado previsível", com Patrick Paes, CEO da Paes.Digital.
13h30min: "Account-based marketing: como colocar na prática e vender para grandes empresas através do ABM", com Felipe Spina, CEO e cofounder da Maestro ABM.
14h: "Como ir de 0 a 10 milhões de ARR em três anos", com Gabriel Leite, CMO & co-founder da Feedz.
14h30min: "Branding para médias e pequenas empresas", com Nathalia Fernandes, CCO da Area Gestão de Marcas.
15h: "Metaverso além do hype", de Luiz Pacete, head de conteúdo e inovação da MMA Latam.
15h30min: "Tools mapping para criação de conteúdos", com Mari Pinho, content manager da Hogarth Brazil.
16h: "Conteúdo e entretenimento", com Carlos Ferreira, supervisor executivo de mídias sociais da Globo; e Ana Paula Passareli, diretora de operações da Brunch.
16h30min: "Os 7 mitos do mercado de midia", com Paulo Braga, CEO da Daxx Mídia.
17h: "Exponential creativity", com Bob Wollheim, business & people unlocking da CI&T.
17h30min: "Gestão de marketing", com Maurens Rosa, head de marketing da Todo an InComm Payments Company.
Palco Um a Menos na Poupança
10h30min: "Riqueza pessoal e investimentos", com Luiz Fernando Roxo, sócio fundador da Zeneconomics.
11h: "Posso (realmente) confiar no meu banco?", com Leandro Benincá, CEO e founder da Um A Menos Na Poupança.
14h: "Painel - ações VS cripto VS renda fixa", com Camilla Dolle, head de research de renda fixa da XP Investimentos; Luiz Fernando Roxo, sócio fundador da Zeneconomics; e Raul Sena, founder da Investidor Sardinha.
15h: "Como se sai da merda acreditando em si", com Antônio Junior, sócio fundador da 1% Investidor.
16h30min: "Lições que aprendi antes dos 13", com Felipe Molero, CEO da Kid Investor.
Palco Hélice
11h: "Passado, presente e futuro do Instituto Hélice", com Felipe Luis Corradi, CTO e diretor industrial da Grupo Florense.
11h15min: "A jornada de transformação da Florense com Instituto Hélice", com Felipe Luis Corradi, CTO e diretor industrial do Grupo Florense.
11h30min: "Ecossistema de inovação aberta brasileira", com Alexandre Augusto Mosquim, gerente de inovação do Hospital Albert Einstein.
12h: "Abrindo as portas IBM Garage", com Lilian Sanada, innovation strategist | business designer da Community Leader.
12h30min: "A transformação cultural e a inovação aberta", com Amanda Graciano, head de startups da Cubo.
13h05min: "Inovação e sustentabilidade com foco no afroturismo", com a jornalista Carol Anchieta.
13h30min: "Alfaiataria com alma", com Andreas Renner Mentz, proprietário e diretor geral da Spirito Santo.
14h: "Empresas que nasceram de outras empresas", com Isabella Borghetti, diretora da Boomatech.
14h30min: "Transformando a hospitality", com Gabriela Schwan, CEO da Rede Swan Hotéis.
16h10min: "Tradição e revolução" - Bate-papo entre Empresas Randon, John Deere, Tramontina, Marcopolo e Gerdau. Participação de Riccardo Bianchi, diretor industrial da Tramontina; Maurício Menezes, gerente de publicidade, propaganda e eventos da John Deere; João Paulo Pohl Ledur, diretor de estratégia da Marcopolo; Veridiana Sonego, diretora de planejamento estratégico das Empresas Randon; e Marcelo Wolf, gerente executivo da Gerdau.
17h55min: Show com a banda Spirito Santo.