Uma das últimas etapas de fabricação antes do produto chegar ao consumidor-final, o envasamento de bebidas ganhará destaque a partir desta terça-feira (26) em Bento Gonçalves. O município da Serra sedia até quinta (28) a 14ª edição da Envase Brasil, um dos principais eventos de fornecedores da cadeia industrial de bebidas e também de alimentos da América do Sul. A programação será realizada no Parque de Eventos de Bento Gonçalves e a entrada é gratuita.
Realizado a cada dois anos, o encontro não ocorreu em 2020 — por conta das restrições da pandemia — e retorna agora, quando os maiores setores contemplados pela feira, como o vitivinícola e as cervejas, comemoram bons resultados e alta nas vendas. Principal destaque da feira e que motivou a sua criação, no final da década de 1990, o vinho nacional viu as vendas manterem ritmo forte em 2021 mesmo depois de ano recorde. Foram 489,4 milhões de litros comercializados em 2021, número pouco menor que os 501,1 milhões de litros vendidos no ano interior, mas ainda em alta em relação aos 383,9 milhões de litros vendidos em 2019. Já o faturamento de cervejas premium cresceu 85% nos últimos quatro anos.
Além dos dois mercados, a Envase Brasil também apresentará novidades, tecnologias e tendências para a indústria de bebidas e alimentos para segmentos como sucos, lácteos, cachaça e destilados, água mineral e azeites — mostrando a diversidade produtiva do setor. Ao todo, cerca de 130 expositores estarão presentes na feira, contemplando marcas de pelo menos 12 países, como Itália, Alemanha e França, e com a expectativa de movimentar R$ 100 milhões em novos negócios.
De acordo com o diretor da Envase Brasil, Osmar Bottega, a feira deste ano é tratada como um reencontro do setor. Para ele, o momento atual é tão simbólico quanto em 2004, quando o evento deixou de ser apenas voltado para o envase do vinho e passou a considerar outros segmentos.
O azeite, por exemplo, foi incorporado na programação do evento em 2018, na última edição realizada antes pandemia. A safra 2022 promete bater recorde de produção e chegar perto de inéditos 290 mil litros, um crescimento de 20% em relação a 2021, com o Rio Grande do Sul como um dos principais produtores de azeite.
— Se olharmos para o nosso entorno, em um raio de 50 quilômetros, percebemos que 15 das 20 maiores indústrias fornecedoras de equipamentos para bebidas e alimentos estão na nossa região. Eles chegavam até a feira com equipamentos para o vinho, mas também tinham soluções para água mineral, refrigerante e cerveja. A incorporação acabou se tornando algo natural e que acompanha o momento — destaca.
Mesmo com objetivos maiores, o setor vinícola ainda é considerado o carro-chefe do evento, ainda mais sendo realizado em uma das cidades onde a produção de vinho é destaque nacional. Por isso, a realização do evento na segunda quinzena do mês de abril não é por acaso: segundo Bottega, com o fim da colheita da uva, é possível projetar com maior segurança como será a demanda por rótulos, garrafas, rolhas e outros materiais essenciais para o envase de vinhos e espumantes, por exemplo.
Neste ano, com os efeitos da estiagem, a projeção é de quebra na safra da uva, com quantidade menor, porém, a qualidade deve ser superior aos anos anteriores.
— A pandemia tornou o vinho mais popular e devemos ter um volume ainda em alta neste ano. Por isso, chegamos nessa edição com a expectativa de muitos negócios e público satisfeito com o que vão encontrar nos mais de quatro mil metros quadrados que vamos ocupar — destaca.
Bottega antecipa também uma tendência para o futuro da feira: envolver o envase de outros líquidos, não necessariamente para o consumo humano, mas que mexe diariamente com a rotina das pessoas.
— O mercado nos demanda muito trazer exemplos de envasamento de produtos de limpeza, por exemplo. Não temos esse nicho. É algo que futuramente vamos tentar trazer também. Hoje, estamos focadas na indústria de bebidas e alimentos.
Números do setor:
:: Destaque do setor vitivinícola: durante os meses de janeiro e fevereiro de 2022, foi registrado um aumento de 53% na venda de vinhos finos, espumantes e sucos de uva. Estima-se que foram vendidos mais de 40 milhões de litros e a expectativa é que o número de vinhos vendidos aumente ainda mais com a aproximação do inverno.
:: Atualmente, o consumo per capita de vinhos no Brasil é de 2,4 litros.
:: Durante o ano de 2021, o número de litros de vinho produzido no Brasil subiu 60%.
:: Vinícolas brasileiras exportaram 12,4 milhões de litros para mais de 53 países em 2021, o dobro de todo o ano de 2020.
:: O ano de 2021 fechou com um aumento de 83,25% nas exportações dos vinhos brasileiros.
:: Destaques do setor cervejeiro: bebidas com baixo e nenhum teor alcoólico registraram aumento de vendas de 28,21% a mais entre 2018 e 2022. Só no Brasil, mais de 260 milhões de litros de cervejas sem álcool foram vendidos.
Programação debaterá riscos e oportunidades na produção de bebidas
Além de mostrar as novidades do setor e permitir novos negócios, a Envase Brasil concentrará uma programação com palestras e atividades aos visitantes. Ao todo, já são mais de 15 atrações confirmadas que promoverão debates setoriais em dois auditórios no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (Fundaparque).
Uma delas será a 4ª Conferência da Qualidade e Segurança de Alimentos, que ocorre nesta terça-feira (26), a partir das 14h. O principal objetivo do encontro é destacar os riscos e as oportunidades para os negócios de quem atua na produção de cerveja e vinho.
Como os dois segmentos cresceram nos últimos anos, fica ainda mais relevante buscar soluções para garantir qualidade, segurança e credibilidade em seus produtos. A conferência é dedicada a todos empreendedores do segmento do vinho e da cerveja, além de profissionais do ramo de alimentos.
Entre os palestrantes do encontro estarão representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Eles falarão especialmente sobre o caso da Cervejaria Backer — marca nacional que ficou mundialmente conhecida em função de dezenas de casos de intoxicação em 2020. Estarão na pauta do encontro também temas como sustentabilidade e responsabilidade social.
Outra atração reunirá palestras de renomados executivos de marcas fabricantes de bebidas no Beverage Day. Além de levar conhecimento técnico para a cadeia produtiva de bebidas, a programação permitirá novas parcerias e conexões, com programação totalmente gratuita e oportunidade de atualização para profissionais do segmento.
A sequência de palestras abordará temas em alta para o mercado de bebidas, passando por questões ligadas à tecnologia, sustentabilidade e inovação — demandas trazidas pelos profissionais do setor a partir das suas dores.
Dentre os nomes que vão palestrar, estão profissionais das indústrias de cerveja, refrigerante, água mineral, vinho, sucos e outras bebidas. Temas como ESG — que se refere a questões ambientais, sociais e de governança corporativa — também estão na pauta do encontro. A temática será abordada por dois profissionais: um deles é o gerente de Sustentabilidade e Melhoria Contínua do Grupo Petrópolis, Alaercio Nicoletti, e também o diretor executivo da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Alexandre Angonez. Ambas as palestras ocorrem na quarta-feira (27).
Outro destaque da programação é relacionado à Indústria 4.0, que será apresentada pelo Gerente de Engenharia da Coca-Cola Andina, Fausto Padrão. O profissional foi responsável pela implantação da fábrica de refrigerante mais moderna da América Latina, agregando conhecimento técnico e didático aos visitantes do Beverage Day.
Falta de insumos para o envase será discutida
Se o fechamento de bares e restaurantes deu tração ao consumo de bebidas como opção para os momentos de lazer em casa, a falta de insumos para o envase do produto preocupou o segmento com a alta demanda. Para especialistas, a comercialização de vinho em 2021 foi levemente menor frente ao recorde em 2020 em razão da falta de garrafas para envase do produto, além de outros motivos.
Bottega confirma que o setor de envasamento teve dificuldade para atender o aumento no consumo. Além de faltarem garrafas, o papelão para caixas de transporte e até cápsulas e rolhas ficaram escassas e foram disputadas. A alternativa foi encontrar os insumos fora do país ou outros mercados, aumentando o preço de produção.
Para ficar menos vulnerável a situações não previstas, o Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Uvibra-Consevitis-RS) realizará uma atividade de debate durante a programação da Envase.
— A indústria precisou de insumos da Argentina e Chile para conseguir superar os piores momentos. Ainda existem oscilações, que vamos discutir durante a Envase, para que possamos entender a realidade que estamos enfrentando, quais os riscos de desabastecimento e quais as melhores soluções — explica o diretor comercial da Envase Brasil, Osmar Bottega.
Serviço:
- O quê: Envase Brasil - Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos, Tecnologia e Insumos para bebidas e alimentos.
- Quando: terça (26), quarta (27) e quinta (28), das 14h às 20h.
- Onde: no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, na Fundaparque.
- Quanto: A entrada é gratuita e a inscrição pode ser feita pelo site ou no evento. Apenas é cobrado o estacionamento no parque.
- Mais informações: www.envasebrasil.com.br
Programação:
Terça (26)
- 14h – Abertura do pavilhão para visita e negócios
- 14h – 4ª Conferência da Qualidade e Segurança de alimentos (Auditório B)
Tema abordado:
* Riscos e oportunidades para os negócios de cerveja e vinho
- 14h30min - Rodada de Negócios | Sebrae e Envase Brasil (Arena Dinâmica)
- 16h30min – Talk Show Consevitis: Estudo do complexo econômico da uva e do vinho (Auditório B)
- 18h – Queijos e Cia | Harmonização com vinhos (Arena Dinâmica)
- 19h – Cerimonial de Abertura da Envase Brasil 2022 (Arena Dinâmica)
Quarta (27)
- 10h – Seminário APIL RS (Auditório B)
- 10h – Reunião AGEDAM (Auditório A)
- 14h – Abertura do pavilhão para visita e negócios
- 14h30min – Beverage Day Região Sul - Dia 1 (Auditório A)
Temas abordados:
* ESG e inovação em bebidas: Implantação e Aplicação na indústria
* Gestão de equipes: Gerando engajamento, otimizando resultados
* Revolução Metaverso: Conceitos, Oportunidades e Como fazer negócios
* Inovação como estratégia de sustentabilidade na indústria de bebidas
* Estratégias ESG gerando valor e competitividade nas vinícolas
* Tendências para envase de bebidas sem conservantes
- 14h30min – Talk Show AGM SHARE (Auditório B)
Tema abordado:
* Controle de qualidade e estabilidade físico-química e microbiológica em cervejarias
- 17h30min – Queijos e Cia | Harmonização de cervejas artesanais (Arena Dinâmica)
Quinta (28)
- 14h – Abertura do pavilhão para visita e negócios
- 14h30min – Beverage Day Região Sul - Dia 2 (Auditório A)
Temas abordados:
* Inovação e aplicações no envase de vinho e outras bebidas
* Como a tecnologia pode ajudar varejo e indústria a aumentar receitas e reduzir custos com controle de estoque e rastreabilidade da cadeia logística?
* Fatores chave para uma cervejaria campeã
* Soluções Prozyn para otimização da produção de sucos e vinhos
* Saiba como o BRAUMAT pode facilitar a sua vida
- 15h – Talk show Cachaças Gaúchas (Auditório B)
- 17h30min – Lançamento do livro (Quase) Todos os Segredos das Cachaças Gaúchas (Auditório B)
- 17h30min – Queijos e Cia | Harmonização de cachaça e destilados (Arena Dinâmica)