Renovando uma tradição desde 1967, a Festa Nacional do Vinho (Fenavinho) conheceu no sábado (23) a corte que representará a 17ª edição do evento. A representante do Segh Uva e Vinho, Laís Dupont, 25 anos, foi coroada como Imperatriz do Vinho. Ao seu lado, estarão as Damas de Honra, Raiane Conci (representante do Vale do Burati) e Letícia Beliski (representante da a ONG Patas e Focinhos). A escolha foi realizada na noite de sábado (23), no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, diante de um público de mais de 700 pessoas no hall do Pavilhão A.
Laís, Raiane e Letícia registraram as maiores pontuações na avaliação técnica dos jurados, que levou em consideração o desempenho delas em entrevistas individuais (onde contaram quesitos como apresentação pessoal, comunicação e expressão e, conhecimento) e no desfile (observando simpatia, cordialidade, beleza, desenvoltura, tranquilidade e naturalidade).
O júri foi composto por dez convidados: Aline Gregio, Bárbara Bortolini, Claudia Remus, João Pulita, Juju Massena, Lizandra Mazzoccato, Luciana dos Santos Ribeiro, Patrícia Binz, Rodrigo Parisotto e Vanessa Souza.
Laís também foi a vencedora da votação popular, uma novidade nesta edição do concurso, e ganhou pontuação extra na soma. Ela concentrou 11,7% dos votos. A nova Imperatriz deu o tom de como serão os próximos dias como representantes do evento.
— Estou muito honrada em fazer parte dessa história. Acho que é uma missão muito nobre, uma responsabilidade gigantesca divulgar a Fenavinho, representar o nosso povo, a nossa cultura, e as nossas tradições. Estou muito motivada a divulgar a nossa festa, vou dar o meu melhor para representar a nossa cidade da melhor forma — disse a nova soberana.
Para a Dama de Honra Raiane Conci, é um orgulho representar as famílias agricultoras que dedicam suas vidas à produção de uvas, e as pessoas que tanto trabalham e dão vida à cidade, homenageando-as por meio da Fenavinho.
— Como filha e neta de viticultores, e sucessora da propriedade familiar, garanto que eles serão muito bem representados na 17ª Fenavinho — afirmou
A também Dama de Honra Letícia Beliski destacou a oportunidade de divulgar ainda mais os vinhos, a cultura e o turismo regional, assim como encantar e conduzir os visitantes por meio da bebida símbolo da região.
— Vamos ser Fenavinho do início ao fim, faremos nosso melhor para que essa edição da festa seja inesquecível — discursou.
À corte, a Fenavinho entregou, pela primeira vez, premiação em dinheiro: R$ 4 mil para a Imperatriz e R$ 3 mil para cada uma das duas Damas de Honra. Elas também receberam outros prêmios de apoiadores. Ao todo, 18 candidatas concorreram ao título.
O novo trio substitui a corte da edição de 2019, formada pela Imperatriz do Vinho Bárbara Bortolini e as Damas de Honra, Sandi Marina Corso e Ana Paula Pastorello. A organização do evento também anunciou a criação de um vinho com lote limitado de 300 garrafas com o toque das soberanas eleitas em 2019.
A corte foi responsável por personalizar o vinho, que tem 80% da base de Merlot e, em sua composição, a combinação com outras variedades determinadas pelas soberanas – resultando em uma bebida que carrega a identidade do trio.
A 17ª edição da Fenavinho, está marcada para ocorrer de 9 a 19 de junho, junto com a 30ª ExpoBento.