Os desafios de curto, médio e longo prazo para a indústria estarão em foco terça-feira (25), na 1ª edição Simecs Transforma. A ação, promovida pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), terá a participação do governador Eduardo Leite (PSDB) e de empresários de destaque no cenário nacional. Em formato virtual, a atividade inicia às 13h30min. O evento é gratuito, mas é preciso inscrever-se pelo site do Simecs.
A programação marca o Dia da Indústria, o motor da economia caxiense e que se sobressai entre os indicadores do primeiro trimestre no município. Foi o único setor com desempenho positivo: + 17,2%. E as perspectivas para o ano, apesar da pandemia, também são frutíferas.
— Vemos um mercado que está se recuperando com algumas dificuldades, ainda em termos de abastecimento de toda a cadeia, na questão dos insumos e matérias primas. E vemos uma perspectiva de fechar esse ano dentro de números que a gente esperava de uma forma geral — avalia Daniel Ely, vice-presidente Administrativo Financeiro do Simecs.
A atividade de terça-feira (25), no entanto, tem o objetivo de traçar panoramas para além desse período mais curto. A ideia é projetar o futuro e apontar aos participantes como ganhar competitividade com movimentos dinâmicos em um cenário com novas exigências, tanto dentro das próprias empresas, como no caso da adaptação à chamada indústria 4.0, quanto às demandas cada vez mais aceleradas e exigentes por parte dos consumidores.
— Nessa última década, tem ocorrido uma aceleração em relação às tecnologias que são embarcadas nos produtos e serviços. Isso gera uma necessidade de antecipar algumas megatendências — destaca Ely.
Um exemplo é a demanda e a produção de veículos elétricos, cuja expectativa era de que demorasse ao menos uma década para se chegar ao patamar em que está hoje. O vice-presidente do Simecs pontua que as mudanças também exigem integração de várias empresas, startups e universidades, trabalhando juntas para dar vazão em uma velocidade adequada às exigências atuais.
Conforme Ely, a Serra tem se adaptado bem a esse novo cenário, o que a torna um dos principais polos de inovação do país. Outro aspecto, destaca ele, é para que as empresas tragam benefícios para a sociedade.
— Tem uma exigência para que cada vez mais se consiga gerar impacto positivo, não só para o cliente direto, mas para todo o entorno, em toda a comunidade.
Apesar de as gigantes do mercado terem acesso mais fácil às novas tendências, a cadeia produtiva como um todo precisa estar alinhada. Na Serra, grande parte das empresas metalmecânicas são de menor porte e, por isso, o vice-presidente do Simecs diz que o evento é particularmente importante para as micro, pequenas e médias empresas, que formam a maior quantidade de integrantes do quadro de 3,3 mil associados do Simecs, espalhados por 16 cidades da região.
Gigia Bandera
O Simecs Transforma também terá o anúncio de novas categorias do Mérito Metalúrgico Gigia Bandera, tradicional evento que ocorre em novembro e premia empresários e profissionais de destaque do setor metalmecânico.
Programe-se:
O quê: Simecs Transforma.
Quando: terça-feira (25), a partir das 13h30min.
Onde: transmissão online por meio do YouTube, cujo link será enviado após a inscrição ter sido feita.
Quanto: gratuito, mediante inscrição pelo site www.simecs.com.br.
Programação:
13h30min: Abertura com o presidente do Simecs, Paulo Antônio Spanholi, e o vice-presidente de Relações de Trabalho do Simecs, José Paulo Medeiros.
13h45min: Palestra "Perspectivas do RS com olhar para a Indústria", governador Eduardo Leite.
14h25min: Diálogo Empresarial - "O futuro do setor Metalmecânico', com a participação do presidente do Conselho de Administração da Tramontina, Clovis Tramontina, do CEO das Empresas Randon e presidente do Conselho do Transforma RS, Daniel Randon, e do presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, Mauro Bellini, com a condução do vice-presidente de Relações Institucionais Simecs e diretor de Relações Institucionais da Marcopolo, Ruben Antonio Bisi.
15h30min: Diálogo Inovação, com o palestrante e co-fundador da plataforma AAA, Arthur Igreja, e o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Luís Lamb, com a condução do CTO Randon e vice-presidente administrativo financeiro Simecs, Daniel Ely.