Não fossem as restrições impostas pelo alto contágio do coronavírus, o 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano ocorreria na Universidade de Caxias do Sul (UCS) de forma presencial. Apesar de a programação ter de ser realizada de forma online, mantém as mesmas oportunidades de debate, networking e negócios da versão presencial.
Até a quinta-feira, dia 1º de abril, serão 27 horas de programação reunindo especialistas em plenárias, apresentações de cases e palestras em nove painéis temáticos. Os participantes também poderão conhecer os estandes virtuais de empresas, promover reuniões e propor parcerias. O período de inscrições já se encerrou porque havia um limite de mil participantes.
Com temáticas que promovem o debate sobre o potencial da produção de biogás no Brasil, o Fórum, que iniciou na segunda-feira, prossegue de hoje até quinta-feira (1º de abril) na plataforma EventMobi. Entre os destaques da programação de hoje está a apresentação e debate acerca dos dados que projetam a expansão do setor. Na oportunidade, será lançada a Nota Técnica Panorama do Biogás no Brasil em 2020, elaborada pelo Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás).
O documento tem o objetivo de compilar e apresentar informações que dão subsídio para o planejamento do setor de biogás no Brasil. A nota técnica traz atualização do número de plantas em operação, implantação e reformulação que fizeram uso energético do biogás até o ano passado e será disponibilizada aos participantes do evento.
A programação também prevê a apresentação de diversos exemplos de produção e uso de biogás no Brasil. Experiências de empreendedores que encontraram benefícios ambientais, sociais e econômicos para descarbonização e a economia circular serão apresentadas na manhã de quinta-feira (1º de abril). O painel que encerra o Fórum, no dia 1º, vai tratar do estímulo à inovação para o biogás no Brasil e reunirá representantes de entidades de pesquisa.
— Este ano, o Fórum será inovador em vários aspectos. Primeiro, por proporcionar participação online e gratuita aos participantes, por meio de uma plataforma bastante prática e dinâmica aos inscritos. Segundo, por dar continuidade em ações de articulação setoriais, a exemplo da reunião que acontecerá com pesquisadores para estimular a interação entre Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e a inovação na cadeia do biogás — destaca Ricardo Luis Radis Steinmetz, presidente da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera) e analista da Embrapa.
Programação
Agenda
Durante o Fórum, ocorrerão debates simultâneos. A plataforma do evento possibilita que cada participante, a partir da programação oficial, monte a sua própria agenda com os seus tópicos, palestras e bate-papos do seu maior interesse.
As salas de palestras oferecem, além das apresentações ao vivo, tradução simultânea para o Inglês, um espaço de interatividade ao público. Será possível enviar perguntas durante as apresentações, que deverão ser pauta do debate que segue após cada painel.
Além de perguntas, as salas têm espaço chat, possibilitando o debate e networking.
Estandes virtuais
O Espaço Biogás de Negócios terá diversas empresas do ramo apresentando seus produtos e serviços e disponibilizando o contato para atendimento, reuniões e promoção de parcerias. No Fórum online, os espaços mantêm-se abertos e com atendimento disponível inclusive durante as apresentações ao vivo, com possibilidade de chat privado e reuniões paralelas em vídeo.
Salas de discussão
No Fórum, estarão disponíveis 10 salas de discussão. Divididas por temas, elas serão abertas a todos os participantes e terão, cada uma, um moderador para estimular o bate-papo.
Realização e organização
O 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é realizado pelo CIBiogás, Embrapa e Universidade de Caxias do Sul e tem organização da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).
Mais informações:
http://www.biogasebiometano.com.br